01 de dezembro – dia mundial de luta contra à AIDS

A sídrome da imunodeficiência adquirida, é perda da imunidade celular responsável pela defesa do organismo contra agentes infecciosos.
Historicamente a AIDS ou SIDA foi detectada em pacientes já  avançados em idade. Posteriormente verificou-se o rápido e acelerado processo na perda do sistema imunológico de pacientes ainda jovens.
A transmissão da AIDS dá-se essencialmente através de relações sexuais  com indivíduos portadores do vírus, através de transfusão sanguínea , agulhas e seringas utilizadas por aidéticos.
O período de incubação da doença varia de três a seis meses apresentando um quadro bastante instável e irreversível. Geralmente inicia-se com estado febril acompanhado de calafrios e profunda fadiga,manchas avermelhadas na pele, diarréia, tosse e inchaço dos gânglios.
Apesar dos esforços científicos a AIDS não tem cura. Sobre a vacina, a medicina ainda não conseguiu nenhum resultado substancial da doença que é de caráter letal. Contudo, em consequência do avanço da medicina, já há indicação específica para o tratamento dessa doença que permite mais tempo de vida para os infectados, ou seja, mesmo sem a cura descoberta, a doença pode ser controlada através de medicmentos próprios.
A recomendação dos profissionais da saúde é que as pessoas, de quaquer idade e sexo, não devem ter relações sexuais sem uso do preservativo.
Fonte: A Pérola do Mamoré

Deixe uma resposta