Bebê nasce com coração para fora do tórax em Guayaramerin-Bolívia

Caso mobilizou esforços do governo para ajudar recém-nascida

Uma menina nasceu neste domingo (25) com o coração fora do tórax em Beni, na Bolívia. A notícia fez com que o presidente do país, Evo Morales, se manifestasse. Pelo Twitter, ele afirmou que ficou apreensivo com o caso.

– Com preocupação, recebemos a notícia do nascimento de uma bebê com um coração fora do tórax no Hospital materno-infantil de Guayaramerín. Orientamos o Ministério da Saúde a fornecer a colaboração necessária para a menina e sua família. Nós cuidamos da vida como o bem mais precioso – afirmou.

A criança nasceu com 2,2 quilos no hospital que fica na cidade de Guayaramerín, fronteira com Guajará-Mirim, em Rondônia. Nesta segunda-feira, autoridades levaram a menina para receber atendimento especializado na cidade de Santa Cruz de la Sierra.

No Facebook, o Ministério da Saúde da Bolívia confirmou que acionou um sistema de emergência “para o atendimento e o transporte da bebê” para uma clínica de Santa Cruz de la Sierra. A viagem aconteceu em um pequeno avião da Força Aérea Boliviana, com rígidos cuidados médicos, de acordo as imagens divulgadas pelo órgão.

A condição de malformação rara. Estima-se que ocorre em 8 a cada 1 milhão de nascimentos. A taxa de mortalidade ainda é alta, apesar de médicos terem avançado no tratamento do problema.

*Com informações da Agência EFE

Deixe uma resposta