Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Home / Destaque / Coluna Zona Livre
Por: Aluizio da Silva

Coluna Zona Livre

TÁ CHEGANDO A HORA

É neste domingo, 28, o grande dia da festa da democracia no Brasil. Escolha do novo presidente entre Jair Messias Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). E escolha do novo governador do Estado entre Expedito Júnior (PSDB) e Coronel Marcos Rocha (PSL). Que Deus nos ilumine e possamos escolher os melhores nomes para conduzir nossos destinos.

ATENDIMENTO

Diariamente tomo conhecimento de reclamações da população acerca do mau atendimento por parte do pessoal do nosso Hospital Regional. Nos últimos 45 dias,  tive que recorrer a ele com problemas de pressão alta, pois sou hipertenso. E confesso que fui bem atendido, a não uma única vez em que a sala da recepção tinha cerca de 30 pessoas esperando atendimento e… nada. Justificaram que havia uma emergência naquele momento, daí a demora. O certo é que pelo menos metade das pessoas foram embora reclamando, e com justa razão.

ATENDIMENTO I

No último domingo, 21, estive pela terceira vez nesses 45 dias no HR para novo atendimento. Como só havia uma senhora sendo atendida – com uma furada de prego no pé, segunda ela mesma me disse – fui rapidamente atendido e medicado. Mas o que observo é que, o paciente quando encaminhado para aguardar em frente ao consultório do médico, não tem onde sentar. Tem que aguardar em pé. Ora, quem tá ruim, com pressão alta, quase caindo, ainda tem que aguentar isso. Uma vez, quando indaguei sobre o problema, um servidor disse que “a Vigilância Sanitária retirou o banco que tinha lá”. Dá prá entender?

TRETA

Dias atrás ocorreu mais uma treta envolvendo um vereador e um irmão do prefeito. Nada contra um nem outro, pelo menos de minha parte. Mas são problemas que podem facilmente serem evitados, para o bem de todos. Devemos concentrar forças na busca de soluções para os problemas graves que afetam a população.

INVERNO

O inverno já chegou e os moradores voltam a sofrer com a alagação das ruas nos mais diferentes bairros e setores da cidade. São muitos os buracos nas ruas e pelo menos uma ação de emergência deve ser realizado para atacar os pontos mais críticos da cidade.

DISPUTA DE PODER

Quando dois políticos disputam o poder em uma cidade ou região, cada um busca o lado mais conveniente para seu lado. Aqui, enquanto o presidente da Câmara apoia Expedito Júnior, o prefeito passou a apoiar o Coronel Marcos Rocha.  A decisão final é do eleitor, que vota em nome do povo.

LIÇÃO

Na recente eleição, ficou evidenciado que pessoas sem qualquer densidade eleitoral lançaram-se no pleito para atender desejo de partidos ou para querer aparecer já que sabiam que não ganhavam mesmo. Uma candidatura a cargo eletivo é algo muito sério e ninguém deve brincar com a inteligência do povo. Nesse barco, teve gente que não chegou a 1.000 votos para estadual ou federal, quando é sabido que para se eleger é preciso de muito mais. Como diz o ditado boliviano: “Entrou água em la chalupa”!

MUDANÇAS

A eleição também comprovou que o povo quer mudanças. Esse desejo é em todo o país. Em Rondônia, tradicionais políticos, com vários mandatos e muitas conquistas para o povo, particularmente para Guajará-Mirim, foram banidos da política. Como se explica isso se não pelo desejo de mudança? Os políticos eleitos também precisam, além de trazer benefícios para a população, contratar bons assessores para divulgar suas ações e manter permanente contato com o povo para saber seus anseios.

FIRME

Com o apoio de três vereadores da cidade, que  chegaram inclusive a serem alvos de zoação nas redes sociais durante a campanha política, o deputado estadual Dr. Neidson (PMN) foi reeleito para seu segundo mandato e com um aumento no número de votos em relação à eleição passada. Já o seu colega, Dr. Wenceslau, que saiu pela primeira vez candidato a deputado federal, não obteve êxito, ainda que tenha chegado a ultrapassar a casa dos 12 mil votos.

Administrador, Jornalista e Radialista. Membro-fundador da Academia Guajaramirense de Letras – AGL.

Fonte: A Pérola Do Mamoré

 

About Edmilson Braga – DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, É militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.