Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Home / Coluna Zona Livre / COLUNA ZONA LIVRE
Por: Aluizio da Silva

COLUNA ZONA LIVRE

APERTO

A Prefeitura de Guajará-Mirim está apertando o cerco contra as pessoas que não querem colaborar com a limpeza da cidade. Nesse sentido, através da Divisão de Fiscalização da Secretaria Municipal de Fazenda (SEMFAZ), proprietários de terrenos baldios, abandonados e tomados pelo mato e pela sujeira, estão sendo notificados para limpá-los. Em não se tomando providências, medidas mais punitivas serão adotadas. Ponto para o Executivo Municipal.

SANÇÕES

Deu nas primeiras horas de hoje, na mídia estadual, que a Polícia Civil de Rondônia desencadeou a Operação “Pau Oco”, que objetiva investigar ações criminosas de servidores da SEDAM em alguns municípios do Estado. Qualquer coisa com emissão de documentos falsos, cujo objetivo era favorecer empresas e/ou pessoas que atuam na área de floretas. Não à toa o novo governador Coronel Marcos Rocha deverá ter muito cuidado ao nomear seus novos secretários e assessores em janeiro/2019.

FALECEU

No final de semana, vítima de um acidente, o conhecidíssimo Sargento Firmino, egresso da saudosa Guarda Territorial e ultimamente na Reserva da nossa briosa Polícia Militar de Rondônia. Amigo particular e de família intimamente ligada a minha, o Sargento Firmino pertencia a nossa igreja do Divino Espírito Santo, no bairro São José, e era o responsável pelo toque do sino nas missas de domingo. Descanse em paz, amigo Sargento Firmino.

COMEÇA

No dia de hoje, 05, as obras de restauração da Av. Dr.  Lewerger. Não é ainda o ideal e desejado, mas o que se pode fazer por enquanto para minorar o sofrimento dos moradores e comerciantes das áreas atingidas pelas águas quando chove. Prefeito Cícero Noronha tem defendido a realização dessas obras ainda que em termos paliativos. Com medidas como a desobstrução dos bueiros, das chamadas “bocas-de-lobos” instaladas nos setores, a coisa deve melhorar sim.

CAFÉ DOS  EXTRATIVISTAS

Domingo, 04,  aconteceu mais um Café dos Extrativistas no Clube dos Inativos. Antigamente chamados de “seringueiros”, hoje essa categoria de profissionais se reúne uma vez por mês para tomar café juntos, relembrar histórias do passado, contar fatos e confraternizar. Sinto orgulho em participar a cada Café, a convite dos amigos organizadores, José Maria dos Santos, José Avilhaneda, José Wilson Nunes, o Boneco, Angélica Santos e tantos outros. Eu e meu amigo radialista João Teixeira. O próximo café será dia 16 de dezembro, o último deste ano de 2018, e será na casa do amigo Napoleão Rodrigues, na Estrada do Ramal do Pompeu. Se Deus quiser – e Ele há de querer – estarei presente com o amigo João Teixeira.

INGRATIDÃO

Para quem trabalha há anos na área política,  sabe como é dolorido você dedicar todo um trabalho para eleger uma pessoa e poder passar a gozar de sua confiança e ao lado dela trabalhar. De repente – e não mais que de repente – essa amizade é quebrada e justamente por causa da política. Quebrou-se o elo de confiança e o lado mais fraco é o que mais vai sofrer, sem dúvidas. Infelizmente as coisas são assim no campo político. Conforta saber que novos embates políticos virão. E aí quem saiu ferido pode ir à forra!.

SOCIAL

Belo e importante trabalho social presta a professora Lucila de Oliveira, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social e titular da Associação Beneficente Ser Mulher. Mulher Guerreira, antes mesmo de ser secretária, já desenvolvia um extraordinário trabalho no campo social de Guajará-Mirim. Agora mesmo sua entidade está cadastrando pessoas carente para uma série de ações sociais nas áreas médica e odontológica. Parabéns, professora.

Para sugestões, críticas ou elogios, utilize o e-mail aluiziodasilva2014@hotmail.com ou o fone 98476-4426.

Jornalista – DRT-RO nº 549

About Edmilson Braga – DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, É militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.