Geral

CONHEÇA A HISTÓRIA DA CATEDRAL DE GUAJARÁ-MIRIM/RO.


A Igreja Paroquial Nossa Sra. do Perpétuo Socorro de Guajará-Mirim tornava-se cada vez mais insuficiente para receber o povo que se apresentava para rezar. Precisava empreender a construção de uma igreja que recebesse o nome de Catedral.Desde o ano de 1955 juntavam-se pedras para os alicerces da obra que continuou sem parar. Dom Rey procurou o arquiteto Benedito Calixto, em São Paulo, que lhe forneceu os planos. Em seguida, começaram de verdade os trabalhos para a construção da Catedral de Guajará-Mirim.Em 1956 foi colocada a Pedra Fundamental.

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

Em 26 de maio de 1957, realizou-se a bênção dos alicerces. Num verdadeiro mutirão de toda a cidade, precisaram quinze anos para completar a construção.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Eis uma carta que o Frei Armando-José Rey, sobrinho de Dom Rey, escreveu aos seus superiores:“Trabalhamos em Guajará-Mirim intensamente à construção da catedral. Os muros estão terminados e prontos a receber o madeiramento do telhado que já está pronto. Fabricamos as 17.000 telhas que precisamos. Os pedreiros estão ocupados agora na construção das torres que terão 30 metros. Vamos continuar até o fim até que se terminem os tijolos, o cimento,… e o dinheiro, visto que estamos no fundo da gaveta. Cada semana, pago uma fortuna aos operários, sem contar o pagamento dos tijolos e do madeiramento. Uma catedral não é uma pequena casinha. Supõe bastante preocupações e cansaços que dividimos em partes iguais com Dom Rey, Padre Bernardo Coulanges e eu mesmo. Dom Rey presta atenção à execução dos planos e prevê todas as encomendas de material. Do meu lado, dividido com o Pe. Bernardo a preparação das primeiras comunhões, vistos os doentes, direção e formação dos movimentos católicos de juventude e adultos. Tenho ainda as finanças(contabilidade, papéis intermináveis para obter subvenções, pagamentos dos operários, compra de material e do necessário para a cozinha); em seguida as máquinas: reparação e manutenção de dois caminhões que trabalham sem parar”.

Dom Rey cuidava mais do que das plantas, visto que trabalhava igual a um  trabalhador. Com a presença ativa dele, as obras se desenrolavam rapidamente. 

Resultado de imagem para imagens da catedral de guajara mirim

A partir de 1960, a Catedral começou a ser utilizada para as celebrações. Mas somente a 08 de dezembro de 1971 que foi oficialmente inaugurada a nova Catedral, celebrando-se os 25 anos de episcopado de Dom Rey e os 25 anos de sacerdócio de Dom Roberto, então Bispo de Guajará-Mirim. 

Resultado de imagem para imagens da catedral de guajara mirim

A fundação da Paróquia Nossa Senhora do Seringueiro aconteceu no mesmo dia. Seu 1° Pároco foi o Pe. José Vieira de Lima TOR.

Fonte: Paróquia Nossa Senhora do Seringueiro de Guajará-Mirim-RO 


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo