Exército Brasileiro realiza cerimônias que marcam o fim da Intervenção Federal no Rio de Janeiro

COMANDO MILITAR DO LESTE

Na manhã do dia 28 de dezembro foi realizada, no Campo de Parada General Zenóbio da Costa, na Vila Militar, cerimônia simbólica de encerramento das atividades do Comando Conjunto que esteve à frente da Intervenção Federal no Rio de janeiro. O Evento presidido pelo Interventor Federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro e Comandante Militar do Leste, General de Exército Walter Souza Braga Netto, homenageou os milhares de militares das Forças Armadas que participaram das operações de Garantia da Lei e da Ordem desde o início da vigência de decreto presidencial de 28 de julho de 2017.

A cerimônia de encerramento, contou com um efetivo de 3 mil militares da Marinha, do Exército e de Força Aérea, o que representou cerca de 20% dos mais de 18.000 militares das Forças Armadas, que fora, empregados em operações. A cerimônia contou com a presença de autoridades militares e do Ministério Público Militar. Junto a tropa fora exposta as viaturas e equipamentos utilizados pelos militares durante as operações de Garantia da lei e da ordem. O Comando Conjunto, que encerra oficialmente suas atividades no dia 31 de dezembro, tinha como objetivo principal reduzir os índices de criminalidade e aumentar a percepção de segurança.

Os resultados tangíveis demonstraram que os objetivos principais foram alcançados e o conjunto das ações realizadas neste período vão deixar um legado intangível para a segurança pública e para a população do Rio de Janeiro. Durante seu discurso o General Braga Netto, destacou a postura exemplar da tropa em todas as operações. Já o Comandante do Comando Conjunto e Comandante da 1ª Divisão de Exército, General de Divisão Barros, sintetizou em uma frase o momento vivido até ali. “Missão cumprida, fazendo história, vencendo desafios”.

Personalidades são agraciadas com Medalha e Moedas

No dia anterior (27) o Gabinete de Intervenção Federal (GIF) realizou no Palácio Duque de Caxias, sede do Comando Militar do Leste, cerimônia que homenageou, com moedas comemorativas, personalidades civis e militares que contribuíram de maneira relevante para a Intervenção Federal. Também foi entregue, pelo Governo e pela Assembleia do Estado do Rio de Janeiro.

Neste evento fora agraciado com a Medalha Tiradentes o Interventor Federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro e Comandante Militar do Leste, General de Exército Walter Souza Braga Netto, e ao Secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, General de Divisão Richard Fernandez Nunes.

Estiveram presentes na cerimônia o Governador em exercício, Francisco Dornelles; o Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas; o Ministro da Justiça Torquato Jardim; o Presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Deputado Estadual André Ceciliano; o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Desembargador Milton Fernandes; e demais autoridades civis e militares.