Militares

Exército e PRF prendem índios que cobravam pedágio há 40 dias na BR-364


Por: Fabiana Mendes

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (12) a Operação Via Líbero, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Exército Brasileiro, para prender indígenas na etnia Nambikwara, que estavam há 40 dias cobrando pedágio da BR-364, km 1243, em Comodoro, (a 660 quilômetros de Cuiabá).

Na ação, foram empregados cerca de 120 policiais federais e rodoviários federais, incluindo a equipe de choque da PRF. Além disso, a atuação contou com o apoio do helicóptero da PRF e de ambulâncias para atender eventuais feridos.

https://youtu.be/noPHJOiLo0g

Foram cumpridas duas decisões judiciais da 1º Vara da Justiça Federal de Cáceres, por meio das quais foi autorizada, além da liberação do tráfego no local, a prisão preventiva de 15 indígenas, bem como a realização de buscas e apreensões e remoção de todo material utilizado exclusivamente para cobrança ilegal do pedágio.

A operação foi realizada em razão da ocorrência de diversos crimes decorrentes da cobrança de ilegal do pedágio, a qual, por si só, configura o crime de extorsão. Além disso, os ânimos entre os indígenas e a sociedade local têm se exaltado nos últimos dias e crimes mais graves poderiam ocorrer em razão de um conflito iminente.

Nos primeiros instantes da operação, alguns indígenas foram detidos e veículos apreendidos. Os presos serão encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal em Cáceres, onde foi instaurado o inquérito policial que deu origem à operação.

https://youtu.be/SN588CtN-j0

O número de prisões só deverá ser divulgado após o encerramento dos trabalhos das equipes policiais.

OLHAR DIRETO/montedo.com


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.
Botão Voltar ao topo