Porque militares podem fazer a diferença na sua empresa

Revista Sociedade Militar

Já pensou em contratar um ¨militar com experiência¨ para a sua empresa? Que benefícios a contratação de alguém relacionado às Forças Armadas pode trazer ao seu negócio?

O povo brasileiro elegeu, pelos meios democráticos em 2018, um ex-militar para a função de Presidente do País. Muitos dizem que ele não está preparado para exercer a função, pois não possui as qualificações necessárias ao cargo. Até 1 dez, cerca de 35% dos cargos de 1º escalão, designados pela equipe de transição, do governo foram oficiais das Forças Armadas Brasileiras que são igualmente considerados não preparados.

Será verdade?

Todos os anos o Exército Brasileiro devolve para a sociedade cerca de 76.800 militares, de todas as patentes, de soldado recruta a General de 4 estrelas, que ou não são aproveitados ou são aproveitados de forma equivocada, por seus contratantes não levarem em consideração a sua melhor capacidade, que é a de transformar Metas e Objetivos em realidade.

No Brasil, há algumas iniciativas corporativas e privadas para reinserir os militares no chamado ¨meio civil ¨, entretanto se encontram longe de serem efetivas na recolocação desses especialistas no mercado de trabalho. Menos de 5% dos inscritos conseguem empregos e menos de 1% conseguem recolocação dentro de suas especialidades.

A verdade é que pouco, ou nada, se sabe sobre a formação do ¨soldado brasileiro¨, e entenda-se soldado como todo militar, de qualquer patente. O soldado brasileiro possui uma formação e experiência que dificilmente pode ser alcançada em outros empregos ou trabalhos.

Essa formação é constantemente atualizada e está perfeitamente orientada para o respeito ao ser humano e ao cumprimento fiel de toda e qualquer tarefa, seja ela qual for. As capacidades profissionais desenvolvidas no seio das Forças Armadas são exatamente aquelas que as empresas precisam encontrar em seus colaboradores para alavancar seu negócio em tempos de crise, são elas: empatia, colaboração, iniciativa, responsabilidade e equilíbrio emocional.

Essas habilidades não são aprendidas ou desenvolvidas em nenhum tipo de Instituição nacional, que não seja dentro das Forças Armadas. O hábito de trabalhar como um time e em prol do grupo, sob terríveis condições e com exposição da própria vida, a capacidade de adaptar-se a grupos diversos, em ambiente nem sempre amigável, o seu conceito de liderança ¨pelo exemplo¨, a sua disciplina e o total respeito às normas, são valores militares que se aplicados a qualquer função ou tarefa, transformam, para melhor, qualquer empresa.

Respondendo ao questionamento inicial, afirmo que a verdade é que tanto o Presidente eleito, quanto seus ministros estão muito bem preparados para dirigir o País.

Afirmo, ainda, que qualquer militar, contratado para a sua empresa, levando em consideração sua experiência e em especial sua formação militar, possibilitará ao seu negócio atingir um outro nível de desempenho, aumentando exponencialmente seus lucros, fazendo a diferença.

Por Clynson Oliveira, PhD