EsportesGuajará Mirim

Porto Oficial da Bolivia é aberto para passageiros


No final da tarde desta terça-feira (22), o Porto Oficial de Guayaramerin-Beni-Bolívia foi liberado para o cruzamento de passageiros entre o Brasil e a Bolívia.

O porto oficial da Bolívia e Brasil estavam fechados desde o dia (16) deste mês de Maio. O motivo do fechamento foi em virtude das novas normas de transportes de mercadorias entre os dois países, impostas pela Receita Federal e Aduana Boliviana.

Com o decorrer desta paralisação dos trabalhos de exportação de mercadorias para o país da Bolívia, os prejuízos  para os empresários são muito altos, pois cerca de 70% dos seus produtos de exportações são para o país vizinho. E com o fechamento também do Porto Oficial da fronteira, vários estudantes brasileiros que estão cursando medicina na Bolívia não puderam atravessar para estudarem, acumulando matérias e dificultando ainda mais o curso.

O Porto Boliviano foi liberado, mas pode fechar a qualquer momento, vai depender de uma reunião que está sendo realizada em Brasília-DF entre os representantes da Bancada Federal de Rondônia, empresários de Guajará-Mirim, os dois consulados Brasileiro e Boliviano, juntamente com  Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Receita Federal e a  Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).  Onde estão discutindo uma solução para  a situação dos transporte de mercadorias na fronteira.

Veja o vídeo da abertura do portão da entrada do Porto Oficial da Bolívia.

Fonte: A Pérola do Mamoré.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.
Botão Voltar ao topo