Casa / Destaque / AMAN: encontrado corpo de cadete desaparecido na Represa do Funil

AMAN: encontrado corpo de cadete desaparecido na Represa do Funil

Depois dois dias de buscas, a Aman (Academia Militar das Agulhas
Negras) emitiu uma nota à imprensa confirmando a morte de Lucas Santiago
Sanchez, de 23 anos. Ele foi encontrado na manhã desta sexta-feira (3),
na Represa do Funil, em Itatiaia . O militar estava desaparecido desde a
madrugada de quinta (2) quando a embarcação em que ele estava afundou.
Na embarcação havia um oficial, 13 cadetes e o piloto.

De acordo com comunicado divulgado pela Aman, “o estágio, conduzido
pela Seção de Instrução Especial (SIEsp), é uma atividade prevista no
Plano de Disciplinas desta Academia, sendo realizado anualmente, por
mais de uma vez, cujos instrutores são experientes e especializados em
operações desta natureza”.

Um inquérito policial militar foi instaurado para apurar as causas do
acidente. O prazo, de acordo com a assessoria da Aman, é de 40 dias.

Lucas Sanchez, que estava no 3º ano do curso de cavalaria, é natural de Niterói, no Rio de Janeiro. Ele não possuía nenhuma restrição a trabalhar em ambiente aquático

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA
O Comando da Academia Militar das Agulhas Negras lamenta informar que foi localizado, já sem vida, o Cadete LUCAS SANTIAGO SANCHEZ, do 3º Ano do Curso de Cavalaria, que estava desaparecido após uma embarcação afundar na Represa do Funil, em Itatiaia-RJ.

A família do Cadete, que já vinha recebendo apoio psicológico e religioso, desde o momento em que foi constatado seu desaparecimento, foi prontamente informada.

O falecimento do Cadete SANCHEZ ocorreu no contexto do naufrágio de uma embarcação na madrugada do dia 2 de agosto, por ocasião de um deslocamento fluvial, realizado durante o Estágio de Patrulhas de Longo Alcance com Características Especiais. Na embarcação havia 1 (um) Oficial, 13 (treze) Cadetes e o piloto.

O Estágio, conduzido pela Seção de Instrução Especial (SIEsp), é uma atividade prevista no Plano de Disciplinas desta Academia, sendo realizado anualmente, por mais de uma vez, cujos instrutores são experientes e especializados em operações desta natureza.

Após o acidente, os militares que se encontravam a bordo foram resgatados por outra embarcação que estava próxima ao local e conduzidos para a margem da Represa. Ao se verificar o efetivo, foi constatada a falta do Cadete SANCHEZ. Em seguida, foram iniciadas as buscas com meios de apoio imediatos previstos para a atividade. As buscas foram reforçadas, ao longo do dia, com o apoio da Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros Militar, Comando de Operações Especiais, Comando de Aviação do Exército, 12ª Brigada Infantaria Leve e Batalhão Escola de Engenharia.

Por volta das 8h30min, de 3 de agosto de 2018, na área delimitada para buscas, o corpo do Cadete SANCHEZ foi encontrado e foram iniciados os procedimentos legais.

Um inquérito policial militar foi instaurado para apurar as causas do acidente.

O Comando da AMAN e todos os seus integrantes se unem em solidariedade aos familiares e amigos do Cadete Sanchez e não poupará esforços para elucidar as causas do acidente.

TRIBUNA DO SUL FLUMINENSE/montedo.com

Sobre Edmilson Braga – DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, É militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Comente no Facebook