Guajará MirimZona Livre

Coluna Zona Livre


POLÍTICA

Passada a euforia do 1º turno das eleições gerais-2018, os esforços agora se encontram para a realização do 2º turno (onde houver), como em todo o Brasil para escolha do novo Presidente da República que está entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). Bolsonaro foi o grande vencedor do 1º turno e é peça nova na política brasileira. O 2º turno ocorre no dia 28 deste mês de outubro. Que vença o melhor para o Brasil.

POR AQUI

Em Rondônia, teremos 2º turno entre o ex-senador Expedito Júnior (PSDB) e Coronel Marcos Rocha (PSL), o partido de Bolsonaro. Expedito foi  1º colocado no 1º turno e o Coronel Marcos Rocha, o 2º. É também um nome novo na política de Rondônia e deixou para trás nomes consagrados na política estadual, como o do deputado estadual Maurão de Carvalho (MDB), presidente da ALE-RO.

APOIOS E VANTAGENS

Em Guajará-Mirim, assim como em todo o Estado, políticos com ou sem mandato, articulam para a prestação de apoio a um dos dois finalistas do pleito. E essa definição é sempre feita visando seu próprio interesse futuro. Assim, ouvi de um alto assessor do prefeito Cícero Noronha que ele vai apoiar o Coronel Marcos Rocha (PSL). Por que? Porque Expedito vencendo, segundo esse assessor, quem será fortalecido politicamente será o presidente da Câmara, vereador Serginho Buez (PSB). E as peças continuam sendo mexidas no tabuleiro.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

A Prefeitura continua com o belo trabalho de iluminar as ruas da cidade, principalmente nos locais mais críticos. Parece que o material adquirido não é suficiente para atender toda a demanda, mas aos poucos muda-se o aspecto visual da cidade, ao tempo em que proporciona mais segurança e confiança à população.

VICINAIS

Outro importante setor do município que tem recebido atendimento prioritário por parte da Prefeitura são as estradas vicinais. Depois de anos de abandono total, muitas delas estão sendo recuperadas com os recursos oriundos do FITHA. Os colonos e produtores agradecem.

ENTRETANTO

Com a iluminação pública e as estradas vicinais indo bem, falta melhorar o setor da saúde, que continua sendo o calcanhar de Aquiles de qualquer administração. A população reclama, quase que diariamente, da falta de médicos, de medicamento, de demora no atendimento, da falta de medicamentos, e “otras cositas mas”, como diz o boliviano. Fazer saúde custa caro e o Governo do Estado não cumpre com sua obrigação constitucional de atender a média e alta complexidade. E aí cai tudo nas costas do município. Então, haja dinheiro!

NÃO

Ao contrário de que muitos políticos pensam (ou pensavam), o povo guajaramirense não está à venda. Muitos chegavam aqui e “comprovam” mentes e votos de eleitor. Este ano a coisa começa a mudar. Teve candidato que gastou rios de dinheiro e não obteve nada, a não ser decepção. E o eleitor reconheceu quem realmente trabalha pelo município e reelegeu – agora com uma votação maior – o deputado estadual Dr. Neidson, filho do meu amigo Inácio, o Alemão, que hoje vive em Vilhena, e amigo de infância de meu filho Bellini, o Dera, que vive em Fortaleza e onde o deputado sempre o visita quando em época de férias. Parabéns, deputado Dr. Neidson.

FALE CONOSCO

Para sugestões, críticas ou elogios, acesse o e-mail [email protected] ou ligue para 98476-4426. Que Deus siga abençoando o nosso povo de Guajará-Mirim

*Administrador, Jornalista e Radialista. Membro-fundador da Academia Guajaramirense de Letras (AGL).

Fonte: A Pérola do Mamoré


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.
Botão Voltar ao topo