Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Home / Destaque / Em Ordem do Dia, Exército cita “defasagem salarial em relação às demais carreiras”

Em Ordem do Dia, Exército cita “defasagem salarial em relação às demais carreiras”

Na Ordem do Dia comemorativa ao Dia do Exército, a Força Terrestre tratou de inserir alguns conceitos e opiniões importantes sobre o atual contexto político e social do País.

Confira os principais trechos da nota:

Sacrifício

“Essa caminhada [do Exército] não tem sido fácil e registra, como agora, diversos momentos de crise, que exigem da sociedade sacrifício, entendimento e coesão.”

Defasagem salarial

“Nossa Força Terrestre caminha em meio a dificuldades e desafios, entre os quais estão um orçamento aquém dos imperativos de suas missões e a defasagem salarial de seus soldados em relação às demais carreiras de Estado, obstáculos que não desviam os militares do propósito de estar, exclusivamente, dedicados e prontos para defender a Pátria.”

Crime, corrupção e ideologização são ameaças reais à democracia

“Não podemos ficar indiferentes aos mais de 60 mil homicídios por ano; à banalização da corrupção; à impunidade; à insegurança ligada ao crescimento do crime organizado; e à ideologização dos problemas nacionais. São essas as reais ameaças à nossa democracia e contra as quais precisamos nos unir efetivamente, para que não retardem o desenvolvimento e prejudiquem a estabilidade. O momento requer equilíbrio, conciliação, respeito, ponderação e muito trabalho.”

Eleições e comprometimento dos novos governantes

“Nas eleições que se aproximam, caberá à população definir, de forma livre, legítima, transparente e incontestável, a vontade nacional. Definido o resultado da disputa, unamo-nos como Nação. Será esse o caminho para agregar valores, engrandecer a cidadania e comprometer os governantes com as aspirações legítimas de seu povo.”

Equívoco conceitual

“O Exército” – diz a nota- “prefere não adotar os conceitos de sociedade civil e sociedade militar”. Aqui, o texto incorre em um equívoco conceitual muito comum: a expressão ‘sociedade civil’ não se contrapõe a ‘sociedade militar’ e sim a ‘sociedade de Estado’.

Leia na íntegra a Ordem do Dia do Comando do Exército

About Edmilson Braga – DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, É militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.