Governo de Roraima pede fechamento da fronteira com Venezuela
Roraima entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal. Fechamento da fronteira foi descartado pelo presidente.
O governo de Roraima entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal pedindo o fechamento da fronteira com a Venezuela.
Roraima virou o principal destino no Brasil de quem foge da crise econômica e política na Venezuela. Nos registros da Polícia Federal, mais de 24 mil entraram no estado nos dois primeiros meses deste ano. A prefeitura de Boa Vista calcula que 40 mil estejam vivendo na capital, inclusive em abrigos e praças.
O governo de Roraima afirma que não tem condições de lidar com a entrada de tantos venezuelanos no estado e quer o fechamento da fronteira entre Brasil e Venezuela. A ação foi protocolada no Supremo Tribunal Federal pela governadora de Roraima, Suely Campos, do PP.
O governo alega que a entrada desordenada facilita o cometimento de crimes e pode representar perigo real à saúde pública. Nesta sexta (13), em Brasília, a governadora reclamou da falta de ações do governo federal.
“Como é que nós podemos deixar entrar mais venezuelanos se nós não podemos ainda organizar quem está aqui? Então, urge que a União tome uma postura mais efetiva em relação a questão migratória em Roraima”, afirma Suely Campos, PP, governadora de Roraima.
Em fevereiro, o governo federal criou uma força tarefa humanitária coordenada pelo Exército, R$ 190 milhões foram liberados para as ações.
O fechamento da fronteira foi descartado pelo presidente Michel Temer na Cúpula das Américas, em Lima: “Não é hábito no Brasil. O Brasil não fecharia fronteiras e nem espero que o Supremo venha a decidir dessa maneira. Então, fechar fronteira é incogitável”.
Fonte: Sbtnoticias/ A Pérola do Mamoré.