Baixa umidade deixa crianças e idosos mais vulneráveis a doenças; veja dicas para cuidar da saúde
O clima seco que tem predominado em Rondônia nos últimos dias é no período de estiagem na Amazônia. A falta de chuvas aliada a fumaças provocadas por queimadas deixam a todos mais vulneráveis, principalmente as crianças, pois nesta época do ano, as bactérias e vírus se proliferam rapidamente. Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a umidade relativa do ar segue baixa, com valores mínimos próximos dos 30%.
Para evitar problemas respiratórios ou mesmo piorar de doenças que já existem, é preciso seguir alguns cuidados. Mirela Barreto, pediatra do Hospital Infantil Cosme Damião, diz que as doenças mais comuns, ligadas ao clima seco e a queimadas, são infecções das vias aéreas superiores, pneumonias, bronquite, sinusites e rinites. “O ideal nesse período é não ter queimadas, porque elas promovem a irritabilidade das vias aéreas e para evitar é recomendado fazer hidratação com soro fisiológico e ficar longe de ambientes de queimadas”, afirma a médica.
No caso da poeira, é importante beber muita água e evitar andar com as crianças em locais abertos, principalmente em horário de pico porque aumenta os veículos aumentam a poeira nas ruas. Esses cuidados também servem para os adultos que podem adquirir doenças respiratórias.
A alimentação saudável da criança também é importante para aumentar a capacidade imunológica. “Nós sempre recomendamos que os pais coloquem na alimentação de seus filhos bastantes verduras e frutas porque é bom para funcionamento das vias aéreas. A boa alimentação diminui as chances de pneumonia e infecções virais”, recomenda.
Lavar bem as mãos das crianças também ajuda na prevenção da doença. “Ter esse cuidado de lavar bem as mãos é importantíssimo porque elas que são responsáveis por infecções e outras doenças, principalmente nas crianças que estão mais vulneráveis. Os pais devem ficar atentos com esses cuidados básicos porque podem causas sérios problemas para as crianças”, alerta.
Vulneráveis
Crianças e idosos são mais vulneráveis ao clima seco. No Hospital Infantil Cosme Damião, segundo a pediatra Mirela Barreto, nessa época do ano aumentam os casos de pacientes com pneumonia e chiado no peito. Crianças com menos de 2 anos e idosos estão mais os mais vulneráveis a desenvolver doenças respiratórias.
Outras dicas
É importante manter os ambientes fechados limpos e umidificados, seja com vaporizadores ou recipientes com água nos dias mais secos;
Apesar de essenciais para manter a saúde, é importante evitar a prática de atividades físicas entre 10 e 16 horas;
Em casa, carpetes e cortinas que acumulam poeira devem ser lavados e aspirados com frequência. Atenção para os cantos dos cômodos que podem acumular pó, assim como beiradas de móveis e estrados de cama.
Fonte: A Pérola do Mamoré