Clonados/Adulterados: Celulares irregulares começam a ser bloqueados em Rondônia a partir de setembro
Com esses bloqueios, todos os celulares clonados, adulterados ou que tenham passado por alguma fraude ficam impossibilitados de operar.
A partir de setembro de 2018, todos os aparelhos móveis irregulares em Rondônia começam a ser bloqueados pela Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel). Os bloqueios já ocorreram no Distrito Federal e em Goiás e, até o início do próximo ano, o processo terá ocorrido em todo o País.
A medida pretende coibir o uso de telefones móveis não certificados com IMEI (International Mobile Equipment Identity, em inglês), que é uma espécie de identificação formal do aparelho. Com esses bloqueios, todos os celulares clonados, adulterados ou que tenham passado por alguma fraude ficam impossibilitados de operar.
A partir de 23 de setembro, aparelhos no Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Tocantins e da região Sul vão receber uma mensagem de aviso. Em 8 dezembro eles param de funcionar.
Estados do Nordeste e os que ficaram de fora na etapa anterior no Norte e no Sudeste receberão a mensagem a partir de 7 de janeiro de 2019. O bloqueio está programado para ocorrer a partir de 24 de março do próximo ano.
Como saber o IMEI
Para saber se seu aparelho está entre os que serão bloqueados, basta entrar no Celular Legal, um site criado pela Anatel onde o consumidor pode consultar a situação do aparelho. Basta digitar o número de IMEI que aparece no telefone. Esse IMEI é um número de identificação único para cada celular. Para saber o seu, basta discar *#06# e a informação aparecerá na tela. (INFORMAÇÕES DA ANATEL E AGÊNCIA BRASIL).
Fonte: Rondoniaovivo.