Guajará ganha nova Rádio. A Educadora passa a operar em FM
Prestes a completar 54 anos de fundação – a emissora foi inaugurada em data de 18 de novembro de 1964 – mais antiga emissora de rádio de Guajará-Mirim opera também desde as 20h desta quinta-feira, dia 12, em Ondas de Frequência Modulada (FM).
Idealizada no ano de 1962, pelo então Bispo Prelado de Guajará-Mirim, Dom Francisco Xavier Rey, a Rádio Educadora AM de Guajará-Mirim foi inaugurada oficialmente em data de 18 de novembro de 1964.
Dom Rey tinha um sonho de integrar os povos da cidade com os das florestas, ribeirinhos e indígenas, através das ondas de uma emissora de rádio. A emissora é de propriedade da Diocese de Guajará-Mirim e para manter se viva e atuante no mercado, hoje dominado pelo capital e pela evolução tecnológica, a Educadora sempre recebeu doações das Igrejas da França e da Alemanha.
O grande sonho de seu saudoso diretor Padre Izidoro José Moro e do Diretor-Geral Dom Geraldo Verdier, que era o Bispo Diocesano da época, era a implantação do sistema de FM. Demorou, mas o sonho foi conquistado agora na gestão do Bispo Dom Benedito Araújo e na Direção do Diácono Francisco.
A Rádio Educadora AM de Guajará-Mirim é a segunda emissora de rádio mais antiga de Rondônia (a primeira é a Rádio Caiary, de Porto Velho). Sempre operou em Ondas Médias (AM) e tinha uma audiência mais restrita territorialmente. Agora, operando também em Frequência Modulada (FM) tende a expandir a sua audiência e chegar a locais antes nunca imaginados. É parte integrante da Rede Católica de Rádios e sempre teve uma atuação voltada para a evangelização do nosso povo e a defesa da cultura e da educação. Daí ser chamada de “A Rádio da Família”.
O site A Pérola do Mamoré saúda a direção e funcionários da Rádio Educadora de Guajará-Mirim pelo sucesso alcançado e a materialização desse sonho. E continua no ar, agora com duas frequências: AM – 1.260 khs; e FM – 88,7
Fonte: A Pérola do Mamoré