BLOG DO MONTEDO
Subtenente Everton (Everton Marcelino de Souza)
[email protected]
Boa tarde senhores.
Sou Subtenente Everton, deputado estadual eleito no Paraná. Estava servindo na B Adm Ap 5 DE até passar para a reserva em 18 DEZ 18, como consequência da diplomação.
Estou acompanhando a movimentação do governo com relação às mudanças na previdência dos militares. Já nos apresentaram as mudanças, no ano de 2017, onde o tempo de serviço aumentará para 35 anos com regra de transição. Acredito que Bolsonaro já tenha se manifestado sobre a nossa LRM, instaurada e mantida até hoje como Medida Provisória.
Apesar de não ser matéria de competência de um DEPUTADO ESTADUAL, posso afirmar que questão da mudança para 35 anos será praticamente inevitável porque não houve, durante os últimos 30 anos, uma demonstração de nossas atividades ao ponto de mostrarmos a “carga horária” de serviços de escala, acampamentos etc., tal como está acontecendo neste momento em Roraima, no Ceará e em Brumadinho. Ainda estamos muito tímidos em auto-promoção. Precisamos melhorar neste aspecto e trabalharei para mostrar tudo isso. Quanto aos outros direitos que nos foram retirados, acredito que adicional de tempo de serviço e LE podem ser tranquilamente reimplantados, o que seria um avanço inicial considerável, haja vista a situação econômica do país.
Não sou favorável à inclusão dos militares nas mesmas regras dos civis, até porque, haveria uma incompatibilidade jurídica absurda que, no meu ponto de vista, impossibilitaria a própria existência das Forças Armadas, caso fosse estabelecida carga horária de trabalho, horas-extras, FGTS etc. Como estabelecer carga horária dentro de um navio da Marinha em alto mar? E soldados do exército numa operação de vários dias? Inviável. Estas questões, no momento em que forem apresentadas aos deputados e senadores, farão toda a diferença na decisão.
Como sou o primeiro militar do Exército Brasileiro eleito para a Assembleia Legislativa do Paraná em toda a história, estou aprendendo a lidar com este novo ambiente, mas desde o dia 8 de outubro do ano passado, estou visitando quartéis, conversando com companheiros, colocando-me à disposição de todos, conversando com todos os generais do Comando imediato, 5 DE, 5 RM e AD/5, tendo sido muito bem recebido e estes já se manifestaram favoráveis à nossa eleição. Estou estreitando laços com os Adjuntos de Comando do Estado do Paraná para que estes sejam meu elo de ligação com as OMs. Estarei visitando todas as Unidades Militares do Exército, Marinha e Aeronáutica no Parana, para que saibam da minha existência e que possamos trabalhar juntos. O trabalho é grandioso porque são 399 municípios no Paraná, mas estou trabalhando diariamente para realizar um grande trabalho e honrar nossa farda na Assembleia Legislativa do Paraná. Estou à disposição de todos.
Acredito que as cobranças virão com o tempo e isso é natural, mas peço paciência porque as coisas não mudam do dia para a noite. Havia sido candidato a vereador em Curitiba no ano de 2016 e agora novamente em 2018. Quem algum dia teve a coragem de se candidatar estando na ativa, sabe das dificuldades.
Forte abraço – Brasil acima de tudo!