Aeroporto de Guajará-Mirim/Ro encontra se interditado desde 2012
PORTAL GUAJARÁ
Os problemas do aeroporto de Guajará-Mirim/Ro são antigos e em 2013 a Secretaria de Aviação Nacional Civil informou que uma obra começaria no ano seguinte em 2014 através de um convenio mais nada disso aconteceu.
Um dos principais problemas é a falta de iluminação na Pista do aeroporto e por conta disso os pousos e decolagens de aviões não podem ser realizados no período da noite.
Aeronáutica informou que cerca de 10 pousos são feitos por mês e que a maioria é da aeronave do corpo de bombeiros quê vem buscar pacientes em estado grave para serem levados até a Capital Porto Velho. Mais se for um caso de emergência à noite o paciente tem que ser levado de ambulância pela estrada onde são mais de 300 km de distancia.
Esse assunto já foi tema também de uma ação civil pública proposta pelo ministério público estadual em 2015 e mesmo assim, nenhuma medida foi tomada e ao longo desses anos vários pacientes morrerão por conta dessa demora no transporte.
Quem administra e faz a manutenção do espaço é a Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim e o mapeamento de vôos é feito pela Aeronáutica.
A Secretaria Nacional de Aviação Civil informou que eles realizaram uma avaliação dos aeroportos regionais no Estado de Rondônia e que já assinaram três termos de compromisso e que também um convênio para que haja melhoria nos aeroportos de Cacoal, Ji-Paraná e Ariquemes. Totalizando um investimento de mais de 20.000.000.000 (Vinte Milhões de Reais) e após a conclusão dessas obras nesses terminais outros aeroportos regionais do Estado de Rondônia irão receber recursos federais para que haja melhorias de infra-estrutura aeroportuária.