Coluna Zona Livre, Com Aluízio da Silva
A PÉROLA DO MAMORÉ
ANO LETIVO
Começa agora em fevereiro o ano letivo. Quem começa bem começa com meio caminho andado. Aos nossos olhos se abrem o mais variados caminhos da vida, com inúmeras possibilidades. O que está em nossa frente depende de nós. Nós forjamos o nosso futuro no presente. É assim que nós nos educamos. E se esperar pelos outros para caminharmos juntos é porque somos solidários e queremos ajudar-nos mutuamente. Não estamos sozimhos. O homem é um projeto permanente. A vida não volta atrás.
PERDAS
Nos últimos tempos a cidade de Guajará-Mirim tem perdido figuras ilustres e intimamente ligadas à nossa história. Recentemente perdemos dona Maria Moreira, mão do professor e ex-vice-prefeito e vereador Hilter Gomes Videira. Também dona Joana D’Arc Dias, matriarca da Irmandade do Senhor Divino Espírito Santo da Ilha Saldanha, cuja sede fica no bairro do Triângulo. Outra grande perda recente foi a da figura do jovem professor Marcos Zarmalla, do quadro municipal da Educação e que nos últimos anos atuava no Distrito de Surpresa. A todas as famílias enlutadas nossas condolências e essas memórias sejam sempre reverênciadas.
MAIS SOLTO
É como o prefeito da cidade vem se comportanto nos últimos dias. Tem participado de reuniões com a comunidade, fez entrega de tratores e outros benefícios à comunidade, acompanhado de vereadores e tal. Tá mais solto e presente aos fatos depois de receber uma enxurrada de críticas de adversários políticos e boa parte da população que reclama de sua administração. Parece que a coisa vai melhorar. Tomara. Para o bem de todos!
SUB
Em qualquer órgão ou entidade, o sub é a segunda pessoa a mandar no setor. Subdiretor, subgerente, etc. etc. Mas em Guajará tem uma entidade em que o sub acumula outras funções, além da originária para a qual foi nomeado, e manda mais que o titular da função e até mesmo mais que o “Chefe Supremo”. Há quem diga até que o “Chefe Supremo” só faz o que ele, o sub, quer ou aceita. Como dizia meu amigo e compadre Orlando Pereira, quando apresentava programas de esportes no rádio em Guajará-Mirim: “S E R Á ??????”.
AVENIDAS E VICINAIS
Dada as chuvas neste período de inverno, as avenidas da cidade continuam em estado latismável. Situação bem pior é a das estradas vicinais. Setores que não receberam qualquer tipo de serviço durante o verão agora estão “penando”. É o que ocorre com trechos no Bom Sossego, Ramal Serra Grande, diversos ramais, inclusive e em condições horríveis o famoso Ramal do Pompeu. Ali com mais uns dias de chuva o trânsito será fatalmente interrompido por absoluta falta de condições de tráfego Lamentável.
DE OLHO EM 2020
Muita gente procurando “aparecer” desde já visando indubitavelmente uma vaga na Câmara de Vereadores na eleição do próximo ano. Com o povo desacreditado nos políticos e na própria política, fica mais fácil batalhar por uma candidatura à Câmara e até mesmo à Prefeitura. Vem muita gente boa por aí. Quem viver, verá!
NOMES EM ALTA
Dois nomes em alta na nossa política para o pleito do próximo ano: Maurício Dibas e Orlando Penha. Ambos realizam ações com a intenção de buscar uma vaga, talvez até na condição de candidato ao Palácio Pérola do Mamoré. Estão trabalhando e atuam abertamente nesse projeto. Boa sorte a ambos.
SUGESTÕES/CRÍTICAS
Acesse [email protected] ou ligue para 69 – 98476-4426 ou 69 – 99278-2483.
*Aluizio da Silva é Administrador e Jornalista (DRT-RO nº 549 e CRA-RO/AC nº 263