Política e verdade, Com Aluízio da Silva
Nesses novos tempos em que vivemos na política em todo o país – e aí inclue-se Guajará-Mirim, naturalmente, afinal também somos Brasil – em que a direita venceu a esquerda na maioria do país, inclusive em Guajará-MIIM bem antes dessa disputa BOLSONARO x LULA/E SEUS REPRESENTANTES, muitos não aceitam a derrota e vivem esperneando. Coisas da política, diriam alguns mais sensatos.
Mas entre uma campanha política e o compromisso de administrar depois de eleito, vai uma enorme distância. Diante da realidade, o eleito cai em si e vê que prometeu coisas, como sempre ocorre em campanhas políticas, humanamente impossíveis de serem realizadas.
Pouco tempo atrás, a ministra Carmén Lúcia, do STF, disse: “o Brasil tem uma situação em que engole um elefante e engasga com uma formiga”. Em outra ocasião disse: “houve um momento de nossa história que a maioria do povo brasileiro acreditou que a esperança tinha vencido o medo. Depois descobrimos que o cinismo tinha vencido aquela esperança. Agora, constata-se que o escárnio venceu o cinismo”.
Tudo pontual dentro do contexto político do país e de nossa Guajará-Mirim. Há dias em que acreditamos que vai dar tudo certo e de repente lá vem uma “bomba” que atinge em cheio nossas esperanças em dias melhores.E os políticos, eleitos para representarem o povo, omissos, ou sem tomar partido,”em cima do muro”e espeando as coisas se definirem para enão tomar partdo. Em Guajará-Mirim então, parece não haver oposição. Se há, quais são os partidos que a integram? Com base no que estabelece a Constituição Federal e as leis vigentes, os direitos do povo devem ser reivindicados e cobrados mesmo, na verdadeira acepção da palavra. Claro, tudo dentro do respeito mútuo e do regime democrático de direito.
Não à toa o povo tem perdido a fé na políticos e nos políticos. Naturalmente que há bons políticos, bem intencionados e preocupados com a situação do povo.Mas a maioria parece “não tá nem aÍ”, como se diz no popular.
Diante do quadro, a definição mais adequada que encontrei para a política e a verdade, foi ao filósofo Oscar Wilde: “Na política, a hipocrisia é perigosa; a verdade é fatal”.
Aluizio da Silva é jornalista e administrador – DRT-RO 549 / CRA-RO/AC 263