Marinha do Brasil assina contrato para aquisição de três aeronaves H-135
DEFESA NET
Em 20 de fevereiro, foi assinado o contrato de aquisição de três aeronaves, modelo H-135, para substituir os UH-13, Esquilo biturbina, do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1). As aeronaves serão entregues à Marinha do Brasil (MB) entre setembro de 2019 e novembro de 2020. Essas aeronaves são dotadas com dois motores, um sistema integrado de navegação, piloto automático, assim como aviônicos e telas digitais.
O painel permite realizar voo com Night Vision Goggles (NVG) e seus kits de remoção aeromédica ampliarão as capacidades existentes nas instalações médicas do Porta-Helicópteros Multipropósito “Atlântico” e do Navio Doca Multipropósito “Bahia” durante as comissões da Esquadra realizando Operações Anfíbias, e em missões humanitárias ou de paz. Os UH-17 também poderão compor os Destacamentos Aéreos Embarcados (DAE) dos navios que apoiam à Estação Antártica Comandante Ferraz.
Imagem estilizada da aeronave modelo H-135
A aquisição traz uma importante inovação para a MB na gestão do ciclo de vida dos meios aeronavais com a assinatura de contratos de apoio logístico para atender as aeronaves e seus motores nos próximos cinco anos. O H135 é um dos helicópteros leves de maior sucesso da Airbus Helicopters com baixos níveis de ruído, versatilidade e baixo custo. A frota global deste modelo acumulou um total de mais de 4,5 milhões de horas de voo desde sua entrada em serviço em 1996. Mais de 300 clientes em 60 países operam o helicópteros da família H135 para diversas missões, incluindo Serviços Médicos de Emergência (EMS), policial, transporte privado, manutenção de parques eólicos offshore e treinamento militar. São 641 helicópteros sendo operados na Europa, seguidos de 316 na América do Norte e 195 na Ásia. A integração da suíte de aviônicos Helionix da Airbus Helicopters em 2016 marca a constante evolução do H135 para apoiar as necessidades dos clientes. O sistema de aviônicos simples e intuitivo incorpora um piloto automático de quatro eixos – já implementado no H175 e o H145 – que reduz ainda mais a carga de trabalho dos pilotos e fornece um nível de segurança incomparável.