Guajará MirimZona Livre

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS, SEMINÁRIOS, SIMPÓSIOS, REUNIÕES…. E NADA SE RESOLVE


A PÉROLA DO MAMORÉ – Aluízio da Silva.

Uma vez certa vez, há alguns anos, um grande e velho amigo meu, residente na Reserva Exrativista do Rio Ouro Preto, região constituída de áreas de antigos seringais no município de Guajareá-Mirim, me disse durante um bate-papo: “Aluizio, quando você não quer resolver um problema, marque uma reunião”. É a mais pira verdade, vinda de um cidadão humilde, trabalhador, honesto, pai de família exemplar e exemplo de brasileiro.

Aqui em Guajará, num passado não muito distante, teve um prefeito que marcava uma reunião para discutir assuntos de uma outra reunião próxima, que não a marcada a seguir.

É comum ver-se convocações para reaização de Audiências Públcias, Seminários, Simpósios, Reunião e tudo mais sobre determinado assunto. E nada se resolve. A situação de Guajará-Mirim, no que pese os esforços dos atuais governantes, continua “pecuária”, como dizia um antigo e já falecido comerciante na cidade.

Ora, é sabido que nada se faz, nada se constrói sem planejamento, que em Guajará-Mirim às vezes até chega a ser feito, mas não obedecido, respeitado e posto em prática, em ação.

Eis que me deparo hoje com uma convocação da Secretaria Regional Executiva do Governo de Rondônia em Guajará-Mirim para uma Audiência Pública a ser realizada no próximo dia 25 de abril, para ouvir a população sobre os problemas e seus desejos sobre a cidade.Pergunto:mais uma?

E eu mesmo respondo: Guajará-Mirim precisa de um programa social proposta que deve consistir na execção. com razoável nível de eficiência, sob a coordenação e supervisão do governo do estado, de um conjutno de medidas, de implementação descentralizada, que estejam gerando uma revolução educacional, política de pleno emprego, valorização do fator trabalho, e a adoção de medidas que assegurem a substancial elevação dos níveis de atendimento das necessidades básicas da população na Educação, na Saúde, no Saneamento Básico, no Meio-Ambiente, na Assistência Socail e na Segurança Pública, dentre outros.

Toda mudança exige muita luta, muito trabalho e fé  naquilo que se pretende fazer. Sempre haverá obstáculos se antepondo nos caminhos. Normal, Todos devem ser superados.E começamos agora a mudança, trazendo melhorias para a cidade ou continuaremos com pessoas “plantando” bananeiras em pleno asfalto e um vereador solitário cortando a árvore e, com seu próprio suor e material, fazendo o trabalho de recuperação do trecho esburacado. Não é o que queremos para Guajará-Mirim.

Aluizio da Silva é Bacharel em Administração, Jornalista e Radialista. Membro-Fundador da Academia Guajaramirense de Letras (AGL).


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo