É carnaval!
A PÉROLA DO MAMORÉ – Aluízio da Silva
E chega o dia da festa mais popular do Brasil. O carnaval não tem uma data fixa. Ele é realizado 40 dias antes da Quaresma. E a festa dos dias de hoje é bem diferente das de anos passados vividos por outras gerações. Hoje, nos grande centros predomina o luxo, com escolas de samba investindo milhões em fantasias e adereços. É um grande negócio para a economia do país, pois nessa época milhões de turistas dessembarcam no País Tropical para curtir as delícias dessa festa pagã.
Em Guajará-Mirim, que já teve escolas de samba e blocos tracionais, hoje o carnaval não tem mais a mesma empolgação de épocas passadas. Nem mesmo clubes existem mais, tracionais que foram no passado, como o Cruzeiro, que reunia a grande maioria dos foliões, era popular e lotava durante as 4 noites de carnaval. Tinha também o Helênico Libanês, clube da elite, os Cabos e Soldados, a Sede dos Trabalhadores e outros menores, mas sempre bem frequentados.
Como em todo o país, a verba encolheu e os administradores da coisa pública fecharam os cofres para contribuição com a festa de carnaval. Todos alegam falta de recursos financeiros e justificam que esses recursos serão melhor aplicados na Saúde, na Educação, na Seguranã….
Em Guajara não é diferente a situação. E os blocos que exitiam antigamente não existem mais! Quem não lembra (os mais velhos) do Kossa Saco, do K Agá Verde, do Bloco das Piranhas e outros? Pois é. Não existem mais e não surgiram outros em seus lugares. Verba para bloco a prefeitura não tem. As prioridades são outras. E com justa razão. Infelizmente, tudo que é bom em Guajará-Mirim tem fim precoce. Foi assim com as festas juninas, os bois bumbá, os torneios de futsal, e tudo o que é bom e representa cultura ou divertimento para o povo.
As novas gerações, sobretudo de políticos, devem atentar para o fato de desenvolver ações de forma a resgatar nossa história. E isso poderá acontecer com o resgate de nossa cultura, de nossas tradições, de nossos costumes. Afinal, só tem história quem tem passado. E nós temos história porque temos um passado rico de lutas e conqusitas.TUDO POR GUAJARÁ. E VIVA ZÉ PEREIRA!
*Aluizio da Silva é Administrador, Jornalista e Radialista. Membro-Fundador da Academia Guajaramirense de Letras (AGL).