PARA TENTAR QUE O ESTADO NÃO RECORRA DE DECISÃO JUDICIAL, AUTORIDADES REUNEM PARA DISCUTIR O ASSUNTO
A PÉROLA DO MAMORÉ
Para tentar evitar uma eventual ação do Governo do Estado recorrendo contra a decisão judicial que imputou ao Poder Executivo Estadual a responsabilidade pela execução das ações da saúde no município de Guajará-Mirim, uma reunião ocorreu nesta sexta-feira, 22, no Palácio Pérola do Mamoré, sede administrativa do Governo Municipal de Guajará-Mirim.
À reunião estiveram presentes os prefeito Cícero Alves de Noronha Filho e Claudionor Leme da Rocha, respectivamente de Guajará-Mirim e Nova Mamoré. O Secretário Executivo Regional em Guajará-Mirim, Coronel PM (RR) Flávio DEZERTE da Mota, o deputado estadual Dr. Neidson (PMN), representante do Ministério Público Estadual, a Secretária Municipal de Saúde de Guajará-Mirim, Vanessa Moraes, o vereador Raimundo Barroso (PMN), presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Guajará-Mirim, e outras pessoas especialmente convidadas para debater o tema.
O objetivo era buscar meios técnicos e racionais para convencer os mandatários do Estado a não recorrerem da decisão judicial, pois em isso ocorrendo, deverá ocorrer um grande período de tempo para se conhecer a nova e decisão final, o que prejudicaria em muito a situação dos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré e impondo novos sacrifícios as duas populações.
O compromisso firmado pelos presentes é o de lutar por aquilo que todos consideram um grande conquista: a imputação ao Estado da responsabilidade de gerir a saúde em Guajará-Mirim. E para eles, isso independe de cor partidária e de limites geográficos entre os dois municípios.