Como Montar uma Estratégia de Conteúdo Eficiente para o Seu Negócio
ACELERA DIGITAL
Estratégia… todos nós sabemos o que significa, certo?
Mas não custa nada relembrar o conceito:
Um plano de ação elaborado para alcançar um objetivo ou resultado específico.
Até aqui tudo bem, parece até que todo empreendedor, só por saber o que é estratégia, tem uma estratégia de conteúdo bem definida.
Sabemos que isso não é verdade, infelizmente.
Uma pesquisa anual do “Content Marketing Institute”, feita em 2015 com pequenos negócios nos Estados Unidos (USA), mostrou que a grande maioria desses empreendedores não tem uma estratégia documentada.
E “documentada”, quer dizer literalmente escrita e bem montada.
Acredito que essa estatística reflete também o cenário brasileiro, mesmo sabendo que estamos evoluindo bastante dentro do marketing digital e de conteúdo.
Vamos ver quais são os benefícios de uma estratégia documentada, ainda de acordo com o “CMI“:
- É possível perceber a eficiência do marketing de conteúdo
- Mais base para superar os desafios de cada aspecto do marketing de conteúdo
- Eficiência para implementar as táticas de conteúdo e canais de mídia social
- Fica mais fácil produzir o conteúdo para todas as etapas do funil
- Capacidade de justificar um investimento maior no marketing de conteúdo
Legal saber desses benefícios, sabe por quê?
Porque nesse artigo vamos ver 2 caminhos eficientes para você montar e documentar sua estratégia de conteúdo:
Mas antes disso…
VOCÊ JÁ TEM E REALMENTE ACREDITA NA SUA ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO?
Uma estratégia de conteúdo precisa ser concisa. Isso significa que antes de colocar a mão na massa, é necessário saber para onde você está indo.
A maioria de nós que trabalha online, desde de freelancers até empreendedores de pequenos negócios, provavelmente temos uma estratégia de conteúdo.
Mas existe um problema: essa estratégia está só na nossa mente!
Daí você pode pensar, “O meu negócio não é tão complicado e por isso a minha estratégia também não. Eu sei onde quero chegar com o meu negócio e não preciso documentar isso.”
Calma aí, continua lendo que você vai ver o perigo que esse pensamento pode trazer para o seu negócio.
Outro estudo, agora o “2015 Cost of Online Business Report”, levanta a hipótese de que uma estratégia não documentada pode ser o fator preponderante por trás de um dos resultados mais surpreendentes desse estudo:
51% dos donos de negócios digitais estão lutando para sobreviver online!
Mas chega de notícia ruim.
A internet continua sendo o melhor lugar para você criar o seu negócio, só é preciso planejar um pouco antes e entrar em ação com a sua estratégia de conteúdo para colher resultados, seja qual for o seu objetivo de marketing.
Vamos ver agora a primeira sacada para criar uma estratégia de conteúdo que você pode usar para iniciar a montagem do rascunho da sua estratégia de conteúdo.
3 SIMPLES PASSOS PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO
Esses 3 passos são simples, mas não necessariamente fáceis.
1QUEM
Antes de encontrar alguém para comprar de você, é preciso saber o que você vai dizer e de que maneira deve ser dito.
Alguns chamam de persona ou até avatar.
O primeiro passo é levantar informações para identificar as características do seu cliente, ou uma representação genérica do seu cliente ideal.
Não subestime a importância da palavra ideal no termo “seu cliente ideal”.
Mesmo que você sempre coloque em primeiro lugar os problemas e motivações do seu cliente, é essencial escolher que tipo de pessoa você quer atingir.
E também, talvez até mais importante, quem você NÃO quer atingir.
2O QUE
Agora que você já sabe com quem está falando, pode começar a pensar o que essas pessoas querem ouvir de você.
É fundamental acompanhar toda a jornada do cliente, pois só assim você pode entregar a informação certa, na hora certa e para a pessoa certa.
Pode ser um funil de vendas ou um lançamento de produto, sempre terão etapas pelas quais o possível cliente tem que passar.
O que as pessoas precisam saber para fazer negócio com você, e em qual ordem?
Grande parte do “O QUE” também envolve alguns pontos de influência emocional.
Você tem que descobrir o que é melhor enfatizar, por exemplo, autoridade ou prova social, e descobrir quais os melhores momentos para quebrar as objeções iniciais.
3COMO
Vamos entrar na parte prática. Após identificar e entender o “QUEM” e o “O QUE”, você saberá ”COMO” criar uma comunicação com mensagens que falam exatamente da maneira que o seu cliente precisa ouvir.
O “QUEM” revela as histórias que você deve contar, não apenas passar informações mas criar um senso único de conexão.
O “O QUE” mostra como você deve construir a narrativa completa para atingir o motivo pelo qual o cliente anseia por mudança.
Ao invés de adivinhar às cegas, você entrega as analogias, anedotas e metáforas perfeitas que fazem o eu cliente ideal acreditar que o seu produto é a única escolha razoável.
E a partir do momento que você foca no seu cliente, o seu marketing fica muito mais efetivo e naturalmente autêntico – porque você passa a refletir seus próprios valores e conversar com quem te entende.
Essa foi a primeira maneira de montar uma estratégia de conteúdo (3 Simples Passos), vamos ver agora algumas perguntas que também podem te ajudar com isso.
11 PERGUNTAS PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO EFICIENTE
Certamente ter uma estratégia de conteúdo é melhor do que não ter uma. Mas uma estratégia de conteúdo documentada é muito superior.
Concordo com Kristina Halvorson que escreveu no “Content Strategy for the Web”:
Sua estratégia de conteúdo define como uma organização (ou projeto) vai usar o conteúdo para alcançar seus objetivos e reunir as necessidades do seu público.
Uma estratégia de conteúdo ajuda você a ter mais clareza, evitar desculpas e remover distrações. E é claro, também economiza o seu dinheiro.
Mas montar uma estratégia de conteúdo bem documentada não precisa ser uma tarefa árdua. Você pode montar o seu primeiro rascunho em menos de 1 dia apenas respondendo a algumas perguntas.
Então, reserve um tempo no próximo dia livre, responda essas perguntas e coloque em um documento no seu Dropbox, no Evernote ou até mesmo em algum lugar na parede do seu escritório.
1QUEM SÃO OS SEUS CLIENTES?
Identifique e descreva especificamente quem são as pessoas da sua audiência.
Por exemplo:
- Ela é uma dona de casa que gostaria de alimentar melhor a sua família com refeições saudáveis pelo menos 3 vezes ao dia.
- Ele é um empreendedor de sucesso e quer ensinar outros empreendedores a criar negócios rentáveis.
- Ela é aposentada, sem qualquer preocupação com dinheiro, mas deseja se manter produtiva até onde a saúde deixar.
Como podemos ver nos exemplos acima, você pode querer falar com mais de uma audiência. Defina bem todas essas audiências e entre na cabeça dessas pessoas (maneira de dizer, tá? rrss).
2QUEM SÃO SEUS CONCORRENTES?
E não estou dizendo apenas quem são os seus concorrentes diretos.
“Quem” ou “o que” pode tirar os clientes de você?
Por exemplo, um web-designer não compete apenas com outros web-designers, mas também com ferramentas como o Canva que possibilitam pessoas normais criarem designs incríveis.
3QUAL O SEU DIFERENCIAL ÚNICO?
Essa é a razão pela qual perguntamos primeiro sobre os clientes e concorrentes. Ambos nos fornecem uma ideia do tamanho de um mercado e como você pode entrar nele.
Uma boa dica para quem está tentando construir um negócio digital:
Sua missão e sua estratégia vão mudar o tempo todo. Elas devem evoluir à medida que você descobre mais sobre os seus clientes e o mercado.
Com esse arsenal de dados, você pode se perguntar: Como você se encaixa nesse mercado? Que diferencial você tem que ninguém mais tem? O que o torna único?
4O QUE VOCÊ ESCUTA?
Quero dizer: quais são as vozes dos seus clientes, da sua audiência?
O que eles estão dizendo? Quais são os temas recorrentes em relação aos seus sonhos e desafios?
Se você não sabe onde encontrar essas informações, ou porque não tem clientes ainda ou porque não sabe como achar, procure nas redes sociais e portais que a sua audiência mais acessa e convive. Grupos, fóruns e sites de membros.
5QUE CONTEÚDO VOCÊ JÁ TEM?
É preciso fazer um levantamento de todo o conteúdo que você já possui no site, blog e redes sociais – para entender onde você está e quais etapas você ainda tem que percorrer, por mais doloroso que isso seja.
Sim, é preciso fazer uma auditoria de conteúdo.
Dentro da Jornada do Cliente você possui basicamente 4 etapas:
Aprendizado e Descoberta – O comprador ainda não sabe que tem um problema. O seu objetivo é educá-lo para estabelecer uma relação de autoridade e confiança.
Reconhecimento do Problema – O comprador se interessou pelo tema que você o estimulou e já está um pouco mais familiarizado com o seu negócio. Seu objetivo é ajudá-lo a identificar que tem um problema ou oportunidade, falar sobre alguns caminhos e possíveis formas de solução.
Consideração da Solução – O comprador já conhece algumas possíveis soluções e está analisando as opções. Aqui o mais importante é mostrar que o seu produto/serviço é a melhor solução para ele.
Decisão de Compra – O comprador já pesquisa mais a fundo as opções, comparando preços e condições. Chegou a hora de mostrar seu diferencial e combater as objeções para fechar a venda.
Para cada etapa dessa jornada é preciso criar um tipo de conteúdo específico. Mas essa já é uma parte tática que não vamos abordar nesse artigo, falarei disso em breve.
Por enquanto você pode identificar que tipo de conteúdo é mais relevante, que gera mais valor e ajuda nas dúvidas da sua audiência. Pense no próximo conteúdo e continue evoluindo aos poucos.
6QUAL É O OBJETIVO DO SEU CONTEÚDO?
Talvez essa seja a pergunta mais importante de todas.
O seu conteúdo é feito para impulsionar as vendas? Gerar leads? Construir autoridade? Aumentar o tráfego orgânico? Agradar a sua avó? Todas as opções acima?
Provavelmente você está pensando que “todas as opções acima” é a resposta certa, mas para cada um desses objetivos existem conteúdos diferentes.
Raciocina comigo.
Você pode ter um artigo matador que te gera muitos leads, ou seja, os visitantes se cadastram na sua lista de emails a partir desse artigo.
Não por acaso você envia conteúdo por email para essa lista conduzindo os usuários para uma página de destino (landing page) que por sua vez tem o objetivo de vender um produto ou serviço.
Percebeu como cada conteúdo exerce uma função específica dentro da estratégia?
É importante entender o propósito do seu conteúdo. E o objetivo de cada conteúdo específico pode ser determinante durante a sua auditoria de conteúdo (pergunta 5).
7QUAL É A SUA FREQUÊNCIA DE PUBLICAÇÃO?
Uma vez por semana? Diariamente? Mensal?
Para responder essas perguntas avalie os seus recursos. Quanto tempo você tem? Quem vai ser responsável pela criação do conteúdo? Esse conteúdo converte?
Aqui é preciso fazer uma escolha consciente de acordo com as suas condições atuais em relação à verba e os esforços disponíveis.
Só você saberá, considerando o seu tipo de negócio, se é melhor entregar um artigo memorável por mês ou 1 artigo não tão completo toda semana.
Você deve levar em consideração o princípio da individualidade, tanto sua quanto do seu negócio.
8COMO VOCÊ VAI DISTRIBUIR O SEU CONTEÚDO?
Conteúdo que não é compartilhado é provavelmente um conteúdo ignorado, sem acesso. Mesmo que o conteúdo seja fantástico, as pessoas precisam saber disso.
Então, qual rede social você vai focar? Onde está sua audiência? Quem vai compartilhar o seu conteúdo?
Se for preciso (e vai ser), use ferramentas de agendamento de posts (Buffer.com) para facilitar o seu trabalho dentro das redes sociais.
9QUEM VAI PRODUZIR O SEU CONTEÚDO?
É você mesmo? Tem certeza que precisa ser você?
Hoje em dia temos várias empresas especializadas na produção de conteúdo que podem te ajudar, lembrando que a decisão das pautas e toda parte estratégica ainda estará nas suas mãos.
Não dá pra acreditar que só você vai produzir os conteúdos do seu negócio, para sempre.
A não ser que você queira manter o negócio para sempre pequeno, sem crescimento.
Aprender a delegar para escalar um negócio é uma das atitudes de sucesso dos grandes empreendedores.
Se você pretende criar 12 infográficos por ano, quem é que vai fazer a pesquisa de conteúdo? Escrever o conteúdo? Criar o design? Você possui parceiros confiáveis?
10QUEM É O RESPONSÁVEL PELOS RESULTADOS?
Se você é o único criador de conteúdo, fica fácil. Você é o responsável por tudo.
Mas se você possui uma pequena equipe, deixe bem claro a função de cada um dentro de uma área específica do conteúdo. A análise de resultados de cada um é que vai ajudar na motivação de todo time.
Uma disputa saudável para gerar cada vez mais e melhores resultados.
Estabeleça metas inteligentes que por sua vez são mensuráveis, alcançáveis e muito bem específicas.
11QUAL É O SEU PROPÓSITO (META MAIOR)?
Todas as 10 perguntas anteriores nos trazem até essa pergunta final.
Aqui tratamos do que você realmente quer conquistar, que tipo de conteúdo vai ajudar você a chegar lá, e criar um plano para viabilizar essa conquista.
A jornada vai ser árdua, não vou te esconder isso, pois é essencial saber cair e se levantar ainda mais forte para continuar no caminho do crescimento.
Essa força vem de um propósito, da clareza. Visualize onde você quer chegar.
Também não esqueça de ser flexível, adapte-se às mudanças do mercado, do mundo, das tradições e tecnologias.
E por fim, por ser o mais importante de tudo, certifique-se de que o seu propósito está de acordo com os seus valores e vai ser possível sustentar esse posicionamento.
CONCLUSÃO
Lutar por algo em que você acredita e confia lá no fundo do peito, faz com que cada batalha, cada gota de suor e cada noite mal dormida tenha um significado.
Comece a pensar na sua estratégia de conteúdo e considere os 3 simples passos e as 11 perguntas desse artigo para te ajudar com essa tarefa.
Acredite. Essa pode ser uma das ações mais valiosas para o seu negócio.
E você? Nem sabia que existiam estratégias de conteúdo?
Não se preocupe, conheça mais sobre o Programa de Aceleração Digital e descubra como você pode contar com a minha ajuda na sua jornada empreendedora.