Doutores sem Fronteiras: Ação conjunta para levar tratamento especializado em saúde a indígenas e ribeirinhos
A ONG Doutores Sem Fronteiras iniciou na última quarta-feira (26) o cronograma de trabalhos da Edição 2019 em Rondônia.
Um grande número de atendimentos está previstos para acontecer em comunidades indígenas e ribeirinhas do estado.
Na edição deste ano do projeto, trás uma série de voluntários que vão trabalhar nos atendimentos médicos e odontológicos.
Segundo o coordenador chefe do Barco Hospital, Giovani Guastala, o cronograma oficial sofreu uma pequena mudança, por isso os atendimentos seguem em Surpresa até ao meio deste domingo, depois seguem para a comunidade Sagarana, em seguida Baía das onças, e nos dias 02 e 03 será a vez de Ricardo Franco, os dias 04 e 05 foram reservados para Sotério, dia 06 Barranquilla, e a previsão de chegada em Guajará é dia 07.
O barco tem capacidade para 47 pessoas, possui camarotes climatizados, 10 banheiros, cozinha semi-industrial e sala de convivência.
Os atendimento contarão com apoio da equipe de profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SEMSAU), entre eles biomédico e bioquímico. Os atendimentos, segundo o secretário de Saúde Fernando Máximo, são considerados de ‘ponta’ em ginecologia, odontologia e oftalmologia, inclusive com entrega de óculos.
A ONG composta por médicos voluntários já atua em Rondônia com este trabalho deste 2014 e ficará este ano por 30 dias atendendo comunidades indígenas e famílias ribeirinhas em parceria, também, com outras instituições do Estado.‘‘Ninguém faz nada sozinho. Precisamos dessa parceria e não encontramos no governo burocracia para fazer isso, mas sim união’’, avaliou o presidente da ONG Doutores Sem Fronteiras, Caio Machado.
‘‘É muito gratificante para nós saber que existem organizações preocupadas com a saúde da nossa população e quem vem trazendo alegria, inclusive melhorando sorrisos, através de tratamento odontológico de qualidade, tiram a dor das pessoas e, desta forma, não tem como o governo do Estado não dar o apoio necessário a essa organização. Tudo que o Estado pode fazer para apoiar essa ação, nós estaremos fazendo’’, garante o governador.