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Sua estratégia de Marketing Digital funciona?


Seja você um empreendedor, profissional ou até mesmo curioso da área de Marketing Digital, já deve ter percebido que não é preciso procurar muito para encontrar quase tudo sobre o assunto na internet.

São milhares de portais e blogs que abastecem diariamente este nicho de mercado que não para de crescer, produzindo artigos, eBooks, vídeos, cursos, infográficos e qualquer material que possa te informar e atrair sua atenção.

Qualquer pesquisa rápida no Google pode levar rapidamente até uma página cheia de detalhes sobre Inbound Marketing, Gestão de Redes Sociais, Facebook Ads ou qualquer outro assunto que envolva o Marketing Digital.

Obviamente isso tudo é ótimo para quem trabalha com Marketing Digital. Afinal, quanto mais informação, melhor.

Mas uma coisa que percebemos desde o início atendendo clientes e conversando com profissionais de todo o Brasil, é que apesar de toda essa informação sobre como fazer praticamente tudo, muito pouca atenção ainda é dada a um dos pontos fundamentais de quem procura resultados com o Marketing Digital: a análise de resultados.

Especialmente quando se fala em Inbound Marketing, onde muitas vezes os KPI (Key Performance Indicators – falaremos deles mais tarde) são mais complicados de serem definidos e em alguns casos são até subjetivos, é muito mais complicado encontrar material de qualidade ensinando como fazer a análise da estratégia e então verificar se ela funciona ou não.

Quando o objetivo é analisar se sua estratégia de Marketing Digital está realmente funcionando, podemos separar todo o processo em três etapas.

1. Definição de KPIs

KPIs (Key Performance Indicators) são dados de sua estratégia que podem ser mensurados, como número de acessos ao site, compartilhamento de um post no Facebook, assinatura de newsletter, pedidos de orçamento, etc.

Esses dados geralmente são fáceis de serem coletados (existem milhares de ferramentas para isso), e por isso muitos profissionais acabam cometendo o erro de coletar o máximo de KPIs possível.

Apenas sair registrando o máximo de dados possíveis sobre sua estratégia sem antes definir quais desses dados são realmente relevantes para ela é um erro porque, além de desperdiçar recursos e tempo de sua empresa, pode resultar em uma grande confusão de dados e tirar completamente o foco da sua estratégia de Marketing Digital.

Se você investe em Inbound Marketing, por exemplo, e sua meta é conseguir 2000 leads nos próximos 3 meses, medir o número de curtidas na página de sua empresa no Facebook ou quantidade de dúvidas que sua equipe de gestão de redes sociais recebe diariamente, em um primeiro momento, não faz muito sentido.

Obviamente esses dados podem ser extremamente importantes em outras situação. Mas no exemplo dado, certamente não são.

Uma dica na hora de definir os KPIs é pensar em quais desses dados podem levar a uma ação específica após serem analisados.

Utilizando o mesmo exemplo da aquisição de leads na estratégia de Inbound Marketing, alguns exemplos os KPIs que poderiam ser utilizado são:

  • Número de visitas.
  • Tempo de permanência na landing page.
  • Número de cliques em campanhas de Facebook Ads.
  • Taxa de conversão dos formulários.
  • Qualquer outra métrica que sua equipe considere importante.

Lembrando que esses são só alguns exemplos – tudo vai depender do que é relevante para sua empresa.

2. Coleta de Dados

Agora que você já sabe quais são os dados que devem ter a atenção de sua equipe, é hora de utilizar todas as ferramentas disponíveis para coletá-los.

Para isso existe uma quantidade imensa de ferramentas e serviços disponíveis no mercado, e todos os dias nos deparamos com uma novidade. Mas os mais úteis são sempre o Facebook Insights e Google Analytics.

O Facebook Insights é uma excelente ferramenta do próprio Facebook que mostra todos detalhes sobre suas campanhas de Facebook Ads, como cliques, taxas de conversão, alcance, público atingido, e várias outras métricas interessantes para sua equipe de gestão de redes sociais.

Nota: Se sua estratégia inclui o Instagram Ads, você também pode ver todas as informações pelo próprio Facebook Insights.

Com o Google Analytics você pode coletar praticamente todos os dados sobre como os usuários se comportam em seu site, como número de acessos, páginas mais visitadas, tempo de permanência, e muitos outros.

Todos esses dados devem ser organizados de uma forma eficiente e acessível para toda equipe, especialmente se você pretende utilizá-los em relatórios internos e externos de sua empresa.

3. Análise dos Dados

Com todos as KPIs devidamente coletadas, é hora de buscar entender o que está acontecendo na sua estratégia.

Essa análise é feita através do cruzamento de dados, relacionando-os com as possíveis razões de cada resultado.

Se eles mostram que as pessoas têm entrado na sua landing page (usando o mesmo exemplo do Inbound Marketing) e preenchem o formulário para baixar o eBook, mas por algum motivo não confirmam o e-mail, pode ser que algo esteja errado em sua comunicação.

O que você poderia fazer nesse caso? Ser mais claro e enfatizar, de alguma forma, que para ele receber a recompensa é fundamental que ele confirme o e-mail que você acabou de enviar.

É claro, esse é só um exemplo entre milhares de outras possibilidades dentro do Inbound Marketing, e também podem ser aplicados em qualquer área, inclusive na gestão de mídias sociais e Facebook Ads.

E lembre-se, analisar os resultados dessas mudanças que a análise te levou a fazer também é super importante. Afinal, da mesma forma que uma alteração feita pós análise pode trazer melhores resultados, ela também pode trazer resultados piores, ou mesmo apresentar nenhuma alteração.

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Fonte: www.profissas.com.br/sua-estrategia-de-marketing-digital-funciona


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

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