EXTRATIVISTA DE GUAJARÁ-MIRIM VAI REPRESENTAR RONDÔNIA EM ENCONTRO EM BRASILIA
A PÉROLA DO MAMORÉ
Um dos líderes do movimento dos extrativistas no município de Guajará-Mirim, e com atuação reconhecida em todo o Estado de Rondônia, vai representar o estado em um importante encontro que vai discutir políticas para o setor, em Brasília, nos próximos dias.
Trata-se de José Avilhaneda Amontari, filho de extrativistas (antigos seringueiros) e que ao lado de sua esposa, Angélica Santos, também extrativista e filha de seringueiros, presidente no segundo mandato da Associação de Mulheres Agroextrativistas de Guajará-Mirim, apresenta todos os sábados e domingos, das 5 às 7h da manhã, na Rádio Rondônia FM de Guajará-Mirim, o programa “Manhã Sertaneja”, voltado para a categoria de extrativistas.
Antes de embarcar para Brasília, Avilhaneda participa em Porto Velho de várias reuniões com pessoas ligadas ao setor para buscar ações no sentido de reorganizar a OSR – Organização dos Seringueiros de Rondônia, isto logo no início da próxima semana. Depois, durante os dias 11, 12 e 13 deste mês de julho, José Avilhaneda participa na Capital Federal de encontro do Comitê Brasileiro de Defensores dos Direitos Humanos. Dentre as demandas a serem apresentadas pelo representante de Guajará-Mirim no encontro estão a necessidade de implantação políticas públicas em Rondônia no setor extrativista e denunciar atitudes inadequadas dos órgão ambientais públicos do estado de Rondônia.
Em Porto Velho, para discutir sobre a OSR, Avilhaneda contará com a presença de lideranças das localidades de Machadinho, Costa Marques e Vale do Anari.
Autêntico extrativista e defensor do seu povo, José Avilhaneda já presidiu associações que defendem a categoria em Guajará-Mirim, funciona como uma espécie de conselheiro para os mais jovens que militam no movimento, é profundo conhecedor da problemática enfrentada pelos povos das florestas e não abre mão de “brigar” (no bom sentido) por eles em toda e qualquer circunstância.