EducaçãoGuajará MirimSaúde

QUESTÃO CULTURAL: POVO NÃO PERDE O VELHO HÁBITO DE JOGAR LIXO EM VIA PÚBLICA. CIDADE SOFRE AS CONSEQUÊNCIAS


[faceturbo]

A PÉROLA DO MAMORÉ

Conquanto Guajará-Mirim seja uma cidade de 90 anos de idade, tenha uma população constituída de várias raças humanas, tenha sido chamada de A Pérola do Mamoré por suas belezas naturais, também ser chamda de O Berço da Cultura Rondoniense, seja constituída de gente ordeira e trabalhadora, não atingiu ainda um grau de educação suficiente para que seu povo se conscientize da necessidade de respeitar regras básicas de convivência em sociedade, em grupo, como por exemplo, a de não jogar lixo em vias públicas. 

É comum ouvir-se, desde criança, que não se deve jogar o lixo na rua.

Ele deve ser recolhido em casa, colocado em recepíente adequado e colocado na respectiva lixeira para ser recolhido pelo serviço de coleta de lixo que funciona na cidade.

Contudo, e lamentavelmente, nem todo mundo procede assim, de forma correta. E diariamente são vistos dejetos, sacos de lixo, objetos relacionados a alimentos, etc. espalhados pelas ruas e atraindo urubus em profusão.

O fato, além de nocivo à saúde, pode levar pessoas a contaminarem-se com variadas enfermidades, pondo assim em risco a saúde púbica.

E depois não adiante criticar o prefeito ou sua equipe, pois a administração faz o seu papel, e boa parte da população é que não corresponde. 

Recentemente – e isso não é novo – máquinas da Prefeitura e do Governo do Estado em ação conjunta limparam várias ruas da cidade. Pois concluída a limpeza da rua, lá vem um morador relapso e joga lixo no meio – ou na lateral – da rua. Inacreditável.

Mas é a pura verdade. Imagine-se se vivéssmos com a coleta seletiva do lixo, como exige os tempos modernos! Aí é que a rua seria o depósito mais natural como destino final do lixo produzido nas residências de muita gente.

O site A Pérola do Mamoré faz este alerta para o bem de todos, inclusive da própria população.

Criticar prefeito, vereador, secretário não corresponde à realidade dos fatos. A responsabilidade é de cada um de nós, moradores de Guajará-Mirim, sejamos ou não de situação ou de oposição 

Precisamos modificar nossos hábitos de forma a melhorar as condições de vida de toda a comunidade.

Não jogar lixo na rua pode ser  o inicio de uma série de mudanças favoráveis a todos os guajaramirenses.

[/faceturbo]


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo