Instalados dois bancos reguladores de tensão para melhorar distribuição no distrito de Bom Futuro, em Ariquemes
ENERGISA – TAMIRES GARCIA
Desde a segunda quinzena de agosto, já estão funcionando os dois bancos reguladores de tensão em alimentadores que atendem o distrito do Bom Futuro, em Ariquemes. De acordo com a Ceron, a instalação dos equipamentos beneficia cerca de 6,5 mil consumidores rurais e urbanos e o investimento chega a R$ 240 mil.
O regulador de tensão tem a finalidade de estabilizar a tensão de saída em uma instalação elétrica evitando variações. “A instalação dos reguladores previne a queima de equipamentos e evita a tensão baixa que pode danificar ligações elétricas e equipamentos eletroeletrônicos”, explica Rodrigo Farias, técnico de distribuição da Ceron.
Diariamente, a empresa monitora o nível de tensão nas redes, levantando dados sobre a operação do banco regulador e das subestações. “Temos um setor chamado pós-operação que acompanha os indicadores operacionais da empresa, o controle dos pontos críticos e as ocorrências que afetam o cliente. Tudo isso é transformado em relatório e enviado à Aneel”, explica o técnico.
De acordo com Alfredo Brito, gerente de Construção, Manutenção e Distribuição da Energisa, os clientes de Bom Futuro receberão outras intervenções para regular a tensão na área. “Nessa localidade, os clientes foram atendidos prontamente após identificarmos que seus equipamentos eletroeletrônicos não estavam com o rendimento esperado. E além dos R$ 240 mil investidos, serão feitos outros aportes para estabilizar, em definitivo, a rede”, explicou.