Educação

Como usar o Snapchat para engajar seu público


A não ser que você viva em outro planeta, com certeza já ouviu falar daquele “aplicativo do fantasminha que todo mundo tá usando”, também conhecido como Snapchat.

Apesar de mais de 100 milhões de pessoas já usarem o Snapchat, seu valor no mercado estar em 18 bilhões de dólares e atualmente ele estar entre as redes sociais mais utilizadas no mundo, o seu uso e aplicação por pequenas e médias empresas ainda é um pouco confuso…

Como usar o Snapchat? Por que ele é tão popular?

Afinal, como a minha empresa pode se beneficiar com ele?

Calma. Iremos responder todas essas – e muitas outras – dúvidas neste artigo, que preparamos especialmente para as pessoas que, assim como você, ainda não entendeu muito bem “qual é a parada” do Snapchat.

Mas antes, let`s go back to the basics…

Como usar o Snapchat

Peça a sua prima de 9 anos por ajuda, ou siga os passos a seguir.

O uso do Snapchat é – para ser bem honesto – ridiculamente simples.

Assim que você entra no Snapchat vai ver de cara a tela da sua câmera. Isso porque, como o objetivo do aplicativo é ser rápido (snap significa “estalo”, sacou?), a ideia é que a pessoa não precise ficar entrando na função de câmera ou apertando um monte de botões toda vez que quiser usar o aplicativo.

Para tirar foto, pressione o botãozinho redondo na parte inferior da tela. Para gravar seu amigo bêbado falando que te ama, pressione por alguns segundos o mesmo botãozinho redondo.

Observação: Certifique-se que o volume do seu celular está ligado, caso contrário o vídeo do seu amigo bêbado falando que te ama ficará mudo e não será tão engraçado assim.

Como de costume, você pode usar o botão na parte superior direita da tela para tirar uma selfie – use com moderação.

Utilize o botão na parte inferior esquerda para configurar em quantos segundos a foto (ou vídeo) será deletada completamente.

No botão na parte inferior direita, você pode escolher para quem as imagens serão enviadas diretamente.

Para inserir textos na sua foto, basta dar um toque no meio da tela e então digitar o seu texto. Você ainda pode inserir efeitos e desenhos apertando o botão na forma de “T”, na parte superior direita da tela, que aparece após você tirar a foto.

Achou que iriamos esquecer dos filtros, né?

Para adicionar os tão famosos filtros do Snapchat, que vão desde de te transformar num zumbi até te fazer vomitar arco-íris, basta pressionar o dedo no meio da tela e esperar que as opções apareçam.

Filtros.

Para ver as Histórias (falaremos mais sobre elas a seguir) dos seus amigos ou criar a sua própria, basta deslizar a tela para direita.

Lindo. Mas como minha empresa pode se beneficiar com isso?

De forma bem simples, o Snapchat funciona como um “mini blog” para empresas que querem se comunicar e aumentar o engajamento com seus clientes de uma maneira mais próximo e pessoal.

Com o aplicativo você pode criar a sua História, que por padrão dura apenas 24 horas.

É através dessas Histórias que empresas como CNN, MTV, New York Times e até o próprio Snapchat podem distribuir, em tempo real, coberturas de eventos como o Oscar, lançamentos de produtos, promoções relâmpagos ou qualquer outra coisa que possa engajar o público.

Algumas outras formas que pequenas e médias empresas têm usado o Snapchat pelo mundo afora:

  • Lançamentos de produtos ou serviço ao vivo
  • Oferecimento de conteúdos exclusivos
  • Realização de promoções e concursos
  • Parcerias com patrocinadores, clientes ou influenciadores
  • Entretenimento em geral para engajar o consumidor
  • Notícias e avisos em tempo real

E qual é o público do Snapchat?

Atualmente o público médio do Snapchat são pessoas entre 10 e 34 anos que buscam se entreter de uma forma simples e rápida. Por isso é importante evitar conteúdos densos ou pedir ações muito complexas quando estiver usando o aplicativo.

Segundo Gary Vaynerchuk, investidor e referência no Marketing Digital no mundo, o Snapchat tem tudo para se tornar o meio de comunicação mais popular entre consumidores e empresas nos próximos anos.

Segundo ele, a autenticidade da plataforma pode ser usada para criar um forte impacto sobre os consumidores e fortalecer marcas que investirem no “marketing em tempo real”.

Campanha da CNN para despertar o interesse dos jovens na política. Genial.

Legenda: Campanha da CNN para envolver os jovens com política. Genial.

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Até a próxima!

Fonte: www.profissas.com.br/como-usar-o-snapchat-para-engajar-seu-publico


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

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