Síndrome de burnout: de quem é a culpa? podcast Detetives da SAÚDE
O burnout já afeta três em cada dez brasileiros, com destaque negativo para os profissionais de saúde. (Foto: Tomás Arthuzzi/SAÚDE é Vital)
Varrida para debaixo dos carpetes dos escritórios por anos, a síndrome de burnout finalmente ganhou os holofotes. De um lado, personalidades como a jornalista Izabella Camargo encararam de frente o esgotamento físico e mental associado ao trabalho. Do outro, o próprio número de brasileiros com esse quadro chamou a atenção: uma a cada três pessoas com um emprego no nosso país já sentiram na pele essa exaustão intensa e contínua. Mas o que está por trás dessa aparente epidemia? Qual a responsabilidade das empresas e qual a dos funcionários na prevenção do problema? E por que tantos profissionais de saúde sofrem com o burnout? Este é o tema do podcast Detetives da SAÚDE (que você pode ouvir logo abaixo).
Ao longo do episódio, o psiquiatra Daniel Barros, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo, define o que realmente é a síndrome de burnout. Não, ela não é corpo mole ou frescura – tampouco aquele cansaço que você sente no fim do expediente. “Trata-se de um desencontro entre o trabalhador e o trabalho com repercussões que podem ser sérias”, contextualizou Barros.
Os métodos de prevenção do burnout, assim como as formas de controlá-lo, merecem um capítulo à parte no episódio. E com direito a participação especial do médico João Silvestre da Silva-Junior, professor de Medicina do Trabalho do Centro Universitário São Camilo. Ele coloca pontos importantes para as empresas implementarem em nome do bem-estar e da produtividade da equipe. “Cuidar do trabalhador é lucrativo”, afirmou Barros.
E mais: o que você faz fora do serviço é fundamental na prevenção do burnout! Sua relação com as novas tecnologias, com o sono e com seus relacionamentos têm o poder de afastar ou agravar o esgotamento ligado ao trabalho.
Fonte: saude.abril.com.br/podcast/sindrome-de-burnout-de-quem-e-a-culpa-podcast-detetives-da-saude