TRAGÉDIA ANUNCIADA: SÓ UMA CHUVA JÁ ALAGA RUAS EM GUAJARÁ-MIRIM
A PÉROLA DO MAMORÉ
A chegada do inverno na cidade de Guajará-Mirim, como ocorre todos os anos, é uma tragédia anunciada.
A nossa região basicamente tem duas estações por ano, que é o verão e o inverno. Todos os anos a situação não muda e logo nas primeiras chuvas ruas são inundadas com as águas da chuva que cai e não encontram vazão para serem escoados.
Pontos críticos sofrem em demasia, como trechos da Dr. Lewerger, áreas no bairro da Serraria, e em todos os cantos da cidade.
Nunca houve por parte da Prefeitura Municipal uma ação voltada para sanar o problema. Se não há verbas suficientes para fazer frente ao problema, soluções paliativas deveriam ser “postas em prática, como o desentupimento das chamadas “bocas-de-lobo” que existem em vários pontos da cidade.
Um pouco por culpa da própria população que joga lixo em todo e qualquer lugar, garrafas pet, papelão, latas, etc. se acumulam dentro dessas “bocas-de-lobo” impedindo a passagem das águas pluviais.
Sem vazão, a água passa a ocupar todo o espaço da rua e a causar prejuízos e transtornos a comerciantes e moradores radicados nesses locais que são atingidos pelo excesso das águas. Isso, contudo, não exime a administração municipal de responsabilidade.
E dada a proximidade da próxima eleição para prefeito daqui a exatamente um ano muito provavelmente pretensos pré-candidatos ao Palácio Pérola do Mamoré cometam, novamente, a insanidade de anunciar, durante a campanha, ações para drenar a Lewerger e outras promessas que nunca serão cumpridas, como ocorre atualmente.
Quer queiram, quer não, essa situação de ruas alagadas em Guajará-Mirim é de há muito tempo uma tragédia anunciada.