PREFEITO REÚNE COM PRESIDENTE DA BOLÍVIA E TRATAM SOBRE PROBLEMAS COMUNS DA FRONTEIRA
Um fato que pode ser considerado como histórico nesta faixa de fronteira Brasil/Bolívia aconteceu neste domingo (8) na cidade boliviana de Riberalta, localizada a 90 km de Guayaramerin, que faz fronteira com Guajará-Mirim.
Pela primeira vez em 90 anos de existência, Guajará-Mirim viveu um encontro entre seu prefeito, Cícero Alves de Noronha Filho (DEM) e a atual presidente da Bolívia, Jeanine Añez, que ocupa a presidência do Estado Plurinacional de Bolívia desde a data de 12 de novembro passado, após a renúncia do presidente Evo Morales.
Na pauta de discussão, o foco principal foi a saúde. Durante essa tratativa, a presidente teve informações de que Guajará-Mirim atende muito casos de bolivianos em seu Hospital Regional Perpétuo Socorro, pelo que a presidente agradeceu ao prefeito pela solidariedade aos pacientes bolivianos que buscam atendimento médico na cidade brasileira.
Noronha disse que já ficou agendado com a presidente boliviana uma visita dela à cidade de Guayaramerin ainda neste mês de dezembro, e na qual serão dado sequência a essas tratativas iniciadas e devendo ter a presença de ministros de ambos os países dos temas tratados.
Para o prefeito de Guajará-Mirim, o encontro foi excepcional e abre novas perspectivas de uma ampla melhoria nas relações entre os dois países nesta faixa de fronteira na imensidão da Amazônia.
Fonte: A Pérola do Mamoré com fotos da Assessoria de Comunicação Social da PMGM (Bruno de Oliveira).