Política

A PRAÇA TEM NOME


ALUÍZIO DA SILVA

Já bati nessa tecla outras vezes, mas parece que sem sucesso. Ora, só tem história quem tem passado. E nossa Guajará-Mirim tem história porque tem passado. E nossa história foi construída com sangue, suor e lágrimas. E devemos nossa bela e rica história a pessoas que no passado deram tudo de si para que o município se consolidasse, crescesse e se desenvolvesse dentro daquilo que seus filhos esperavam, ou seja, coisas melhores no futuro.

E dentre alguns nomes desse passado, podemos destacar a saga de Manuel Boucinhas de Menezes, do Dr. Rocha Leal, Alkindar Brasil de Arouca, Almerindo Ribeiro dos Santos, Ernesto Keller, Coronel Paulo Cordeiro Saldanha. D. José de Melo Silva, que foi juiz de direito, Capitão Alípio, Dom Rey, Frei Michel, Padre Golino, os Melhem, os Manussakis, os Vassilakis e tantos outros que ajudaram a contruir nossa história.

Esses nomes merecem sempre ser lembrados. E também nomes de pessoas da história mais recente, mas sempre com a mesma importância . E aí entra o nome de um homem que foi bonachão, amigo de todos e que também ocupou cargos importantes no município. Refiro-me à figura de Marco Aurélio Palácio, que veio a emprestar seu nome à praça “localizada em frente à Escola Maria Celeste”.

Os mais novos naturalmente não conheceram seu Marco, mas os mais velhos sim, e todos temos a responsabilidade de  passar esses conhecimentos para as novas gerações.Dói quando ouvimos os nossos locutores de rádio, em seus programas, anunciarem sempre “na praça em frente ao Irmã Maria Celeste”, e não “em frente a Praça Marco Aurélio Palácio”. E para reforçar o anúncio, aí sim poderiam acrescentar “em frente à Escola Irmã Maria Celeste”. Seria pedir muito?

Para recordar, e mostrar aos mais jovens que não conhecem a história, Marco Aurélio Palácio foi Chefe de Gabinete do prefeito Bader Massud Jorge Badra, quando nosso prefeito era nomeado pelo Governador do Estado. Bader foi prefeito nomeado de 15 de outubro de 1979 a 11 de abril de 1983. Depois, já pelo voto direto, foi prefeito de 01 de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2.000.

Seu Marco Aurélio Palácio era  marido de dona Magarethe McCamb Palácio, que era Administradora da Maternidade Dr. Cláudio Fialho, foi vereadora aqui mesmo em Guajará-Mirim, e, a exemplo de seu Marco Aurélio, prestou relevantes serviços ao nosso município.

E para finalizar: “Ninguém ama o que não conhece”. Daí a importância de todos, principalmente a nova geração, conhecer a nossa história.

Aluizio da Silva é Administrador de Empresas e Jornalista. Membro-Fundador da Academia Guajaramirense de Letras (AGL).

Matéria republicada a pedido.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo