SEM POLICIAMENTO E COM AMEAÇA DE ROUBOS E FURTOS, DISTRITO DE SURPRESA ADOTA MEDIDAS PREVENTIVAS PARA IMPEDIR AÇÕES DE MARGINAIS
O Distrito de Surpresa, distante cerca de 215 km da sede do município de Guajará-Mirim, na foz do rio Guaporé, não conta com efetivos da Polícia Civil e nem da Polícia Militar e assim vive há anos dentro de relativa tranquilidade e paz social, praticando os antigos costumes de seus antepassados.
Recentemente esse clima de paz e tranquilidade foi quebrado, segundo o Administrador da localidade, pela presença de pessoas, na maioria jovens, que desembarcaram no Distrito. Válter Cardoso disse ter recebido queixas de moradores de que pessoas recé-chegadas à locfalidade estariam tentando se apropriar de coisas de moradores locais de forma criminosa, ou seja, através de roubo ou furto.
Como forma de alerta a todos, o Administrador fez um Comunicado Público expondo a situação e cobrando postura legal da população, especialmente por parte de novos moradores e/ou visitantes. No Comunicado, Valter alerta sobre o fato da infraestrutura do Distrito oferecer amplas oportunidades de trabalho especialmente nas áreas de agricultura, pecuária e pesca. E ilustrou a situação mostrando fotos de ações desenvolvidas pela Administração que dizem respeito à distribuição de alimentos da região para populares, notadamente para a população mais carente ou mais necessitada temporariamente.
Válter Cardoso alertou do perigo que as pessoas correm com a eventual prática de ilícito na localidade, uma vez que o infrator, pilhado por populares, corre sérios perigos de segurança.