EventosGuajará Mirim

ROMARIA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO FAZ PEREGRINAÇÃO NA CIDADE. FESTA CATÓLICA É CENTENÁRIA E TRADICIONAL NA FRONTEIRA


Afetada pelo segundo ano consecutivo pela pandemia da Covid-19 que assola o mundo e já fez mais de 200 vítimas fatais em Guajará-Mirim, a festa dedicada ao Senhor Divino Espírito Santo realizada todos os anos em nosso município, deixa de realizar as celebrações presentes e, este ano, realiza peregrinações pelos bairros para manter a chama da tradição, ainda que não com a mesma proporção de tempos normais.

Uma festa surgida em Portugal, por volta das primeiras décadas do século XIV, chegou na região do Guaporé há mais de 100 anos começou em 1965 em Guajará-Mirim com a senhora Zuleide e seu esposo Antônio Mercado, sendo comemorado somente no dia de Pentecostes. Em 1977 foi criada a Irmandade do Divino Espírito Santo de Guajará-Mirim pela senhora Angelina Gomes e seu Bartolino Canuto. Portanto, a Irmandade de Guajará-Mirim tem mais de 50 anos  de tradição.

Neste sábado, a romaria passará pelo bairro Santa Luzia, saindo da Igreja do Divino Espírito Santo, no bairro São José, às 15h30, realizando visitas nas ruas do bairro e às 20h haverá celebração na comunidade Cristo Redentor. E no domingo, 16, a peregrinação será nos bairros Serraria  e Santo Antônio.

Os comonentes da irmandade classificam a peregrina que realizam como ato de amor e fé.

Fonte: A Pérola do Mamoré


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo