O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA


22 DE JULHO HOJE É: Dia do Internacional do Trabalho Doméstico, Dia Mundial do Cérebro, Dia do Cantor Lírico, Dia da Aproximação do Pi (22/7 = 3,14285714)
Católicos celebram Santa Maria Madalena (a apóstola dos Apóstolos).

RONDÔNIA

1954 – O barco “Rio Tapajós”, com várias famílias de imigrantes japoneses, chega a Porto Velho. grupo vai fundar a colônia “13 de Setembro”. 1961 – O seringueiro José Gabriel da Costa, conhecido como Mestre Gabriel, registra num cartório de Porto Velho a UDV – União do Vegetal, oficializando o que mais tarde passou a ser chamado por alguns de seita e, por seguidores, de religião

BRASIL

1839 — Os farroupilhas proclamam a República Juliana, em Laguna (RS). 1935- O presidente Getúlio Vargas cria o programa “A Hora do Brasil”, mais tarde “A Voz do Brasil”. 1951- O Palmeiras é o campeão do 1º Campeonato Mundial de Clubes. 961- O Presidente Jânio Quadros proíbe espetáculos de hipnotismo e letargia em locais públicos. 2005 — A Scotland Yard, polícia de elite da Inglaterra, alegou um “engano” o assassinato, por policiais, do brasileiro Jean Charles de Menezes no metrô de Londres. 2013 – O Papa Francisco faz ao Brasil a sua primeira viagem internacional.

MUNDO

1894- Na 1ª corrida automobilística da história, com 126 KM, vitória dos pilotos Albert De Dion e Georges Bouton. . 1933- Wiley Post é o 1º homem a voar sozinho ao redor do mundo.

FOTO DO DIA

O advogado José Mário Alves da Silva chegou a Porto Velho em 1971, e exerceu funções como a presidência da Junta Comercial, mas seu trabalho maior foi no período 1975/79, quando foi secretário de Segurança do Território, (quando várias vezes substituiu o governador Humberto Guedes) modernizando o setor. “Criou novos DPS em Porto Velho, reformulou a SSP, criou o IML e a Escola de Polícia, o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Policiais, instalando e estruturar delegacias nas nascentes vilas da BR, sendo autor do 1º Manual do delegado de Polícia” (*). Gostava de repetir a frase de que “O policial caminha sempre sobre uma linha, de um lado a lei e de outro o crime”. Em sua gestão aconteceu um caso ainda não esclarecido, o desaparecimento do radialista José Wilton Guedes. Natural de Macau (RN), José Mário faleceu aos 70 anos em 1998 em Porto Velho. (*) Do livro “Agentes da Lei”, autor Dalton di Franco.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo