A LITERATURA DE EXPRESSÃO AMAZÔNICA E A LITERATURA INDÍGENA GANHAM DESTAQUE EM PESQUISAS ACADÊMICAS DA UNIR, NO CÂMPUS JORGE VASSILAKIS, DE GUAJARÁ-MIRIM
Entre os dias 05 a 09 de agosto do ano de 2022, aconteceram, via Google Meet e no Auditório da Biblioteca Setorial do Câmpus Jorge Vassilakis de Guajará-Mirim, defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), de acadêmicos do Curso de Letras, das turmas 2017 e 2018.
Dentre muitos trabalhos importantes, realizados pelos alunos do curso de Letras, destacamos alguns que deram visibilidades às literaturas de expressão amazônica e às literaturas indígenas. As pesquisas foram defendidas pelos seguintes acadêmicos, com seus respectivos temas:
O acadêmico Rosivaldo Marques da Silva defendeu o artigo intitulado: “MUSEU, PATRIMÔNIO CULTURAL E MEMÓRIA NA FRONTEIRA BRASIL/BOLÍVIA: UM ESTUDO DA OBRA “HISTÓRIAS, MISTÉRIOS E CONQUISTAS”, de autoria de Cláudio Furlanetto (2018). O trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Auxiliadora dos Santos Pinto e a banca Avaliadora foi composta pelo Prof. Doutorando José de Ribamar Muniz Ribeiro Neto e pelo Prof. Me. Celielson de Aguiar Brito.
O acadêmico Edson Lima da Silva defendeu o artigo intitulado: “LITERATURA, HISTÓRIA E MEMÓRIA NA OBRA “TREM DAS ALMAS”, DE AUTORIA DE SIMON SANTOS”. O trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Auxiliadora dos Santos Pinto e a banca Avaliadora foi composta pela Profa. Doutoranda Márcia Dias dos Santos e pelo Prof. Me. Celielson de Aguiar Brito.
A acadêmica Divina Stephani Gomez dos
Santos defendeu o artigo intitulado “PROSA QUE DESEMBOCA EM RECONHECIMENTO: MEMÓRIAS DE PERSONALIDADES HISTÓRICAS DO MUNICÍPIO DE GUAJARÁ-MIRIM(RO)”. O trabalho foi orientado pelo Prof. Me. Celielson de Aguiar Brito e a Banca Avaliadora foi composta pela Profa. Dra. Auxiliadora dos Santos Pinto e pelo Prof. Me. Oziel marques da Silva.
As acadêmicas HELENA MARIA CESARY NUNES REGIANE TELLO DOS Santos defenderam o artigo intitulado: AS ATROCIDADES DO PROCESSO DE COLONIZAÇÃO DA AMAZÔNIA NAS OBRAS LITERÁRIAS “MAD MARIA”, DE AUTORIA DE MÁRCIO SOUZA, E “DIARUÍ”, DE AUTORIA DE ANTÔNIO CÂNDIDO DA SILVA (2010). O trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Auxiliadora dos Santos Pinto e a Banca Avaliadora foi composta pelo Prof. Me. Celielson de Aguiar Brito e pelo Prof. Doutorando José de Ribamar Muniz Ribeiro Neto.
O acadêmico RICHARDSON MAGALHÃES RODRIGUES DE OLIVEIRA defendeu o artigo intitulado: LITERATURA REGIONAL/AMAZÔNICA REPRESENTAÇÕES CULTURAIS DA AMAZÔNIA NO ROMANCE “PRIMEIRA MANHÃ, DE DALCÍDIO JURANDIR. O trabalho foi orientado Auxiliadora dos Santos Pinto e a Banca Avaliadora foi composta pelo Prof. Me. Celielson de Aguiar Brito e pelo Prof. Doutorando Manoel Messias Feitosa Soares.
O acadêmico SEBASTIÃO ALEX ALMEIDA defendeu o artigo intitulado: HISTÓRIA, MEMÓRIA E O FATOR DE TRABALHO NA OBRA “O VAGÃO DOS ESQUECIDOS”, DE AUTORIA DE ANTÔNIO CÂNDIDO DA SILVA. O trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Auxiliadora dos Santos Pinto e a banca Avaliadora foi composta pela Profa. Doutoranda Márcia Dias dos Santos e pelo Prof. Me. Oziel Marques da Silva.
O acadêmico FRANCISCO CARLOS SARAIVA SÁ FILHO, defendeu o artigo intitulado AS MARCAS DO COLONIALISMO NO RELATO DE VIAGEM “O PARAÍSO DO DIABO”, TRAD. DE HÉLIO ROCHA. O trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Auxiliadora dos Santos Pinto e a Banca Avaliadora foi composta pelo Prof. Doutorando José de Ribamar Muniz Neto e pelo Prof. Doutorando Manoel Messias Feitosa Soares.
A acadêmica Claudejane Monteiro Mendes, da etnia Puruborá, defendeu o artigo intitulado: “UMA ANÁLISE DO CONTO O PERFUME ENLOUQUECEDOR”, DE AUTORIA DO ESCRITOR DANIEL MUNDURUKU. O trabalho foi orientado pelo Prof. Me. Oziel Marques da Silva e a Banca Avaliadora foi composta pela Profa. Dra. Auxiliadora dos Santos Pinto e pela Profa. doutoranda Márcia dias dos Santos.
As acadêmicas EVERLANE DO NASCIMENTO SILVA e FLÁVIA ARAÚJO NOBRE, indígenas da etnia Puruborá, defenderam o artigo intitulado: ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA DA OBRA “O ONÇA” DE DANIEL MUNDURUKU E SEU IMPACTO NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA. . O trabalho foi orientado pelo Prof. Me. Oziel Marques da Silva e a Banca Avaliadora foi composta pela Profa. Dra. Auxiliadora dos Santos Pinto e pela Profa. doutoranda Márcia dias dos Santos.
As pesquisas foram apresentadas e aprovadas pelas bancas avaliadoras. Além dos familiares e amigos dos acadêmicos e acadêmicas, contamos com as honrosas presenças de escritores, tais como, Paulo Cordeiro Saldanha, Cláudio Furlaneto, Simon Oliveira dos Santos e Márcia Dias dos Santos. Também tivemos a honra de contar com a Presença do Dr. Euro Tourinho Filho, o primeiro Reitor da UNIR.
Os trabalhos foram resultados de pesquisas realizadas durante o curso e os alunos pesquisadores poderão continuar em outros âmbitos, como, por exemplo, em cursos de mestrado e doutorado, fortalecendo assim, essas literaturas, que, muitas vezes, estão às margens dos espaços acadêmicos, gerando uma invisibilidade a essas ricas produções.