O DIA NA HISTÓRIA
19 DE AGOSTO HOJE É: Dia Mundial da Fotografia, Dia do Historiador, Dia Nacional do Artista de Teatro, Dia Mundial Humanitário (ONU), Dia da Integração Jurídica Latino-Americana, Dia Nacional da Aviação Agrícola, Dia Nacional do Ciclista.
Católicos celebram São Sisto III, São Magno, São João Eudes, Santo Ezequiel Moreno y Díaz, São Luís de Tolosa.
RONDÔNIA
1954 – Jornal Alto Madeira noticia o “pleno êxito” da “Grande Festa do Dia das Mães”, e a apuração inicial do concurso Miss Guaporé: 1ª Clauovilda Souza, 2ª Ilza Pessoa, 3ª Aldair Teixeira, 4ª Maria Conceição Lima e 5ª Edna Grangeiro.
BRASIL
1898 – Nasce Francisco Alves, cantor, apelidado “Reo da Voz” (m. 1952). Em 1917 — 4.ª aparição de Nossa Senhora em Fátima (Ourém), Portugal. 1969 – Fundada a Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), e seu 1º produto o EMB-110 Bandeirante. 1978 – Entra no ar o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). 2003 – Terroristas explodem o escritório da ONU no Iraque matando 22 funcionários, um deles o brasileiro Sérgio Vieira de Mello. 2009 -´Pelo Decreto de Lei nº 12.130, é o Dia do Historiador, homenagem a Joaquim Nabuco, fundador da Academia Brasileira de Letras.
MUNDO
1692 – Um padre e 5 mulherees são executados nos EUA, acusados de bruxaria no caso das “Bruxas de Salem”. 1839 – Louis Daguerre apresenta na Academia de Ciências, em Paris, o daguerreótipo, antecessor das câmeras fotográficas.
FOTO DO DIA
daguerreótipo
“Qual das minhas fotografias é a minha favorita? A que farei amanhã” (Miss Imogen Cunningham – EUA 1883/1976); “Se a foto não está boa, é que você não se aproximou o suficiente” (Robert Cappa – húngaro, 1913/1954); “Quem não gosta de esperar não pode ser fotógrafo” (Sebastião Salgado – brasileiro, n. 1944). Reflexões de quem tornou a fotografia a arte de eternizar um momento. Para o fotógrafo e poeta brasileiro Vinícius Aguiar: “Fotografar é acima da arte de escrever imagens com luz e eternizar momentos”. Momentos fundamentais da história de Rondônia foram eternizados pelos descendentes do daguerreotipo (foto): as Missões Rondon, a construção da ferrovia Madeira-Mamoré, os registros feitos, por profissionais ou anônimo, que documentaram a os ciclos da borracha, os garimpos, a colonização pela BR-364, legando às gerações futuras os muitos aspectos da própria vida rondoniana. Salve o dia da Fotografia!