O DIA NA HISTÓRIA
23 DE AGOSTO HOJE É: Dia Internacional para Relembrar o Tráfico de Escravos e sua Abolição, Dia do Internauta.
Católicos lembram Dia de Santa Rosa de Lima, Santo Abúndio, Santo Irineu, São Ciríaco, Santo Arquelau, São Filipe Benício, São Flaviano de Autrun, São Zaqueu de Jerusalém (Celebrado também por ortodoxos)
RONDÔNIA
2021 – Última edição impressa do jornal “Tribuna Popular”, de Cacoal.
BRASIL, 1892 – Morre o 1º presidente brasileiro, Marechal Deodoro da Fonseca. 1912 – Nasce o melhor dramaturgo brasileiro, Nelson Rodrigues (m. 1980) 1916 – Criada a Escola de Aviação Naval (EAvN). 1945 – Criação da Intendência da FAB. 1969 – O Jornal Nacional entra no ar, 1º programa transmitido em cadeia nacional. 1987 – Basquete do Brasil bate os EUA na final do Pan-Americano de Indianápolis. 2009 – A seleção feminina de vôlei conquistava, em Tóquio, oitavo título do Grand Prix.
MUNDO
1572 — Acontece na França massacre contra milhares de huguenotes, conhecido como massacre da noite de São Bartolomeu. 1904 — O pneu com correntes para automóveis é patenteado.
FOTO DO DIA
Desde 2017 quando o centenário Alto Madeira encerrou suas edições impressas, o jornal Tribuna de Cacoal assumiu a condição de “o mais antigo do Estado”, fase terminada a dia 23 de agosto de 2021, quando a “Tribuna” passou a ser apenas digital. A Tribuna cacoalense surgiu três anos depois da instalação do município e foi responsável pelo noticiário dos fatos importantes da Capital do Café, registrando todo o desenvolvimento que é marca da região economicamente mais rica do Estado. Idealizada pelo corintiano e paulista Adair Perin, a “Tribuna” logo se fez porta-voz dos assuntos de interesse da “zona da mata”, pagando, por isso, um alto preço. (Foto da edição de encerramento/Adair Perin).