O DIA NA HISTÓRIA
30 DE AGOSTO HOJE É: Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados (ONU),
Católicos celebram São Patáquio, São Felix e Santo Adauto de Ostiense.
RONDÔNIA
1953 – O Senado aprova lei garantindo benefícios a militares de guarnições fronteiriças, uma delas a de Forte Príncipe (RO).
1994 – Inaugurado o “linhão” de transmissão da hidrelétrica de Samuel, levando energia de qualidade para cidades do centro-sul rondoniense.
BRASIL
1875 — Rebelião de Mulheres em Mossoró (RN) contra convocação dos homens para a Guerra do Paraguai. 1972 – Morre da cantora Vicentina de Paula Oliveira, a Dalva de Oliveira (n. 1917). 1994- O senado aprova a lei que passa a ser crime hediondo o homicídio qualificado. 2002 — O voo 4823 da Rico Linhas Aéreas cai na aproximação do Aeroporto de Rio Branco, matando 23 das 31 pessoas a bordo.
MUNDO
1909 – Descobertos os fósseis Folhelho Burgess ou Xistos de Burgess, do período Cambriano, um sítio fossilífero das Rochosas (Colúmbia Britânica). 1967 — Thurgood Marshall é confirmado como o 1º juiz afro-americano da Suprema Corte dos Estados Unidos.
FOTO DO DIA
Desde 1932 o Real Forte do Príncipe da Beira, o “guardião da fronteira” com a Bolívia, passou a ter uma guarnição permanente, mas só em 1953 o soldados que servissem naquele pelotão ganharam o direito de contrair matrimônio, conforme Lei aprovada pelo Senado – incluídas as guarnições de Clevelândia (PR), Içá, Tabatinga, Vila Bitencourt e Cucuí (os quatro últimos no Amazonas). Além de poderem casar, os praças que cumprissem suas obrigações militares em tais localidades, teriam direito a contagem de tempo dobrado, reengajamento, e transferência para a reserva remunerada após 20 anos de prestação de serviço, e, mais, adicional de 40%, aos vencimentos. (Jornal Alto Madeira, 30.8.1953).