BETHÂNIA MOREIRA DA SILVA SANTOS, EGRESSA DO CURSO DE LETRAS DO CÂMPUS JORGE VASSILAKIS DE GUAJARÁ-MIRIM/UNIR, DEFENDEU NESSA TERÇA-FEIRA, 12/09/2022, TESE DE DOUTORAMENTO PELA UNIVALI/FCR
Como diz o pensador “O caminho se faz ao caminhar…” E nessa terça-feira, 12 de setembro de 2022, a professora- pesquisadora Bethânia Moreira da Silva Santos, defendeu, no âmbito do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação, pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) – DINTER com a Faculdade Católica de Rondônia (FCR), a Tese intitulada “PLURALIDADE LINGUÍSTICA NO CURRÍCULO EM REGIÃO DE FRONTEIRA”, sob a orientação da Profa. Dra. Verônica Gesser (UNIVALI). Com isso, ela conclui mais uma etapa de um percurso acadêmico de muito sucesso.
A Tese defendida pela Profa. Bethânia Moreira da Silva Santos argumenta em favor da construção de um currículo que valorize a pluralidade linguística e favoreça o processo de ensino-aprendizagem dos alunos de uma escola de tempo integral situada na região da fronteira Brasil/Bolívia, na Amazônia.
Bethânia Moreira da Silva Santos, nasceu no município de Guajará-Mirim/RO, na fronteira Brasil/Bolívia, na Amazônia rondoniense, onde desde muito cedo conviveu com a diversidade cultural e a pluralidade linguística. Filha de Aldenir Moreira da Silva e de João Ferreira da Silva, (Cooperador da Congregação Cristã no Brasil, em Guajará-Mirim), desde a infância teve contato com as populações das comunidades rurais ribeirinhas da fronteira Brasil/Bolívia, locais onde juntamente com seus pais e irmãos participou durante muitos anos do trabalho de evangelização naquelas comunidades.
Ela cursou a Educação Básica na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irmã Maria Celeste e, no ano de 2010, ingressou no Curso de Letras da Universidade Federal de Rondônia, no Câmpus Jorge Vassilakis de Guajará-Mirim, época em que, sob a Orientação da Profa. Dra. Auxiliadora Pinto, desenvolveu uma pesquisa etnográfica na RESEX Rio Ouro Preto, a qual resultou na publicação de um artigo na Revista Igarapé e em seu trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
No ano de 2013, ingressou no Curso de Mestrado em Ciências Da Linguagem, pela Universidade Federal de Rondônia, Câmpus Jorge Vassilakis de Guajará-Mirim, defendendo a Dissertação intitulada: “Aspectos do ecossistema linguístico da RESEX Rio Ouro Preto: um estudo lexical”. Em 2019 inicia seu percurso no doutoramento, tendo defendido a Tese na data de hoje, motivo que muito orgulha a Universidade Federal de Rondônia e o município de Guajará-Mirim/RO.
Vale ressaltar que a Profa. Bethânia Moreira da Silva Santos ingressou na Rede Estadual de Ensino no ano de 2013, onde trabalhou como Professora de Língua Portuguesa da Educação Básica, ensino regular; Professora Presencial do Ensino Médio com Mediação Tecnológica; Vice-diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Alkindar Brasil de Arouca; Vice-diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irmã Maria Celeste. Atualmente, é Vice- diretora do Colégio Militar D. Pedro II, Unidade I, em Porto-Velho/RO.
Além disso, é membro do Grupo de Estudos Interdisciplinas das fronteiras Amazônicas (GEIFA-UNIR); Membro do Grupo de Pesquisa Desafios Socioambientais, Saberes e Práticas na Amazônia (FCR); Membro do Grupo de Pesquisa Políticas e Práticas de Currículo e de Gestão (UNIVALI).