O DIA NA HISTÓRIA
5ª feira, 15 DE SETEMBRO HOJE É: Dia do Musicoterapeuta, Dia do Cliente, Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, Dia Internacional da Democracia,
Católicos celebram Nossa Senhora das Dores, Santa Catarina Fieschi, São Nicomedes.
RONDÔNIA
Dia 15 – 1953 – Edição do jornal Alto Madeira destaca a comemoração do dia 13, o 10º ano da criação do Território do Guaporé, com muitos eventos: desfile cívico-escolar-militar, inauguração da agência do Banco de Crédito da Amazônia (Basa), idem da estação de passageiros do aeroporto do Caiari, inauguração do quartel da Guarda Territorial e de obras na Madeira-Mamoré. 1980 – Uma multidão recebe com muita festa o time do Ferroviário (PVh) campeão, em Macapá, do Copão da Amazônia de futebol, com os campeões dos Territórios de Amapá, Roraima, Rondônia e do Estado do Acre.
BRASIL
1903 -Criação do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. 1944 – Parte para a Itália o 1º contingente da Força Expedicionária Brasileira para lutar na II Guerra Mundial. 1965 – Entra em vigor o novo código florestal brasileiro.
MUNDO
1835 — O HMS Beagle, com Charles Darwin a bordo, chega às Ilhas Galápagos. 1890 – Nasceu a escritora Agatha Christie, a romancista mais bem sucedida da história da literatura popular mundial (m. 1976). 1928 – O cientista Alexander Fleming anunciou a descoberta da penicilina. 1995 – É realizada na China a primeira conferência mundial da mulher.
FOTO DO DIA: 1960 aeroporto do caiari.
Em 1953, uma cidade com 30 mil habitantes tendo como seu grande suporte econômico a ferrovia Madeira-Mamoré, e que começava a ter outro res´paldo nessa área a garimpagem de cassiterita nas selvas do vale do Jamari e, no Rio Machado, Porto Velho, Capital do Território do Guaporé, cujas terras iam até Vilhena, festejou em alto estilo o 10º aniversário de criação Território. Para comemorar o governador Jesus Burlamaqui Hosannah inaugurou varias obras, incluindo a da estação de passageiros do aeroporto “Salgado Filho”, popularmente chamado “Caiari”, onde decolavam e pousavam aviões entre a década de 1930 e a de 1970, quando foi inaugurado o Belmont. Até 1980 aviões de pequeno porte continuavam a pousar no “Salgado Filho”, cuja pista era de barro. (F. Acervo Anísio Goraieb, cedida a Lúcio Albuquerque)