O DIA NA HISTÓRIA
4ª FEIRA, 21 de SETEMBRO HOJE É: Dia dos Tios: Dia da Tia e Dia do Tio, Dia da Árvore, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, Dia Internacional da Paz (ONU), Dia do Fazendeiro, Dia do Adolescente, Dia Mundial da Doença de Alzheimer.
Católicos celebram Santa Efigênia, São Mateus, São Pânfilo.
RONDÔNIA
21 – 1913 – Inaugurada a igreja de Santo Antonio, no então município de Santo Antonio, desde 1945 um bairro de Porto Velho. 1943 – Pelo decreto-lei 5.839 o Território do Guaporé fica com quatro municípios: Lábrea (devolvido ao Amazonas em 1944), Santo Antonio (incorporado como bairro a Porto Velho em1945), Guajará-Mirim e Porto Velho. 1982 – O asfaltamento da BR-364, em Rondônia, será iniciado ainda este ano, garantiu em Vilhena o Ministro dos Transportes Cloraldino Severo, dizendo que só na parte mato-grossense já foram gastos 9,2 bilhões de cruzeiros.
BRASIL
1915 — Estreia no Rio de Janeiro, a primeira versão (muda e em branco e preto) do filme A moreninha. 1926 – Nasce Eliana Macedo, atriz, grande nome do período das chanchadas da produtora “Atlântida” (m. 1990). Em 1963 — Inauguração da TV Coroados criada pelo megaempresário Assis Chteaubriand, é a primeira de TV do interior do Brasil.
MUNDO
1993 — O presidente russo Boris Yeltsin desencadeia uma crise constitucional quando suspende o parlamento. 2003 — A sonda Galileo é enviada para seu impacto final na camada atmosférica de Júpiter.
FOTO DO DIA
Em 1975, quando vim aqui “passar alguns meses”, e fiquei, o dr. Rochilmer Rocha convidou o Osiris Lobo, dentre outros bons parceiros experientes como o Ubiratan Sampaio, Ivan Marrocos e o Vinícius Danin, para trabalhar no jornal que estava lançando, “A Tribuna”. O Osiris Lobo era revisor, um camarada risonho, boêmio, sambista e que apresentou, para vários de nós que chegamos naquela época, alguns pontos pitorescos de Porto Velho. Numa época em que não havia internet, o Osiris muitas vezes nos socorria consultando um “Aurélio” e tirando dúvidas. Ele não era um “foca”; antes fora ”locutor de rádio e narrador de futebol, trabalhou na Rádio Caiari e na Rádio Brasil Central de Goiânia”, narrou no “Saudosimo portovelhense” o acadêmico Antonio Serpa do Amaral (*). Osiris faleceu em 2015. (*) Academia Rondoniense de Letras. (F. Serpa do Amaral em Saudosismo Portovelhense).