O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA


Lúcio Albuquerque, repórter, autor de “A Mulher em Rondônia”, “Da Caixa Francesa à Internet”, “A Sexta Página de um Repórter”, Whatsapp 69 99910 8325.

2ª FEIRA, 17 de OUTUBRO HOJE É:
Dia Nacional da Vacinação, Dia da Música Popular Brasileira, Dia da valorização do queijo de leite cru, Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira, Dia do Eletricista, Dia do Profissional de Propaganda, Dia do Securitário.
Católicos celebram Santo Inácio de Antioquia, Santa Margarida Maria Alacoque, Santo Notelmo de Cantuária. Beato Pedro Casani

RONDÔNIA

17 – 1881 – O jornal “Madeirense”, de Manicoré, AM, registra o primeiro advogado atendendo na região até a cachoeira de Santo Antônio, 7KM acima do depois seria Porto Velho, o dr. Isaac Weyne de Barros Castro. (https://www.oab-ro.org.br/).
17 – 1990 – “Uma noite para não ser esquecida”, disse o jornalista Paulo Queiroz sobre o que foi a noite anterior, em que o candidato a governador Olavo Pires foi assassinado.
17 – 1990 – O juiz Salatiel Soares, da 6ª Zona Eleitoral disse na madrugada de hoje que, com a morte de Olavo Pires o 3º colocado no turno da eleição, o deputado Osvaldo Piana, é o natural ocupante da 2ª vaga no returno da disputa eleitoral.

BRASIL

1847 — Nasce a compositora Chiquinha Gonzaga, autora da marchinha de carnaval Ô Abre Alas, 1ª mulher a reger uma orquestra no Brasil (M. 1935). 1981 — Nelson Piquet ganha o mundial de Fórmula 1 pela 1ª vez.

MUNDO

1907 — Companhia Marconi inicia o primeiro serviço comercial transatlântico sem fio. 1943 – II Guerra Mundial: Tropas aliadas encontram o campo de extermínio Sobibor, implantado pelos nazistas. 1956 — Bobby Fischer derrota Donald Byrne no Jogo de xadrez do Século. 1979 — Madre Teresa de Calcutá é agraciada com o Prêmio Nobel da Paz.

FOTO DO DIAComo em toda Amazônia, uma parte importante dos estudantes deslocam-se, entre suas residências e as escolas (e na volta), não por via rodoviária, mas por barcos chamados “voadeiras” ou similares, como no caso da Reserva Extrativista do Lago do Cuniã, unidade de conservação de uso sustentável criada por lei em 1999. Região das mais preservadas e bonitas da Amazônia rondoniense, distante 120 KM de Porto Velho, viagem fluvial. “Lá vivem cerca de 495 moradores, 85 famílias em cinco núcleos: Bela Palmeiras, Silva e Lopes, Neves, Pupunhas e Araçá, e uma atividade econômica é o abate do jacaré, uma vez por ano, com o monitoramento de uma equipe técnica, composta por moradores da reserva, que faz a contagem das espécies jacaretinga e jacaré-açu destinadas ao manejo”. (https://portalamazonia.com/amazonia-ribeirinha/abate-de-jacares-no-lago-do-cunia)


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo