O DIA NA HISTÓRIA
6ª FEIRA, 30 de DEZEMBRO COMEMORA-SE: Católicos lembram São Sabino, São Félix I, São Rugero.
RONDÔNIA
30 – 1918 – Aparecimento de casos de gripe espanhola na localidade boliviana de Santa Rosa, preocupa autoridades brasileiras em Abunã, Santo Antonio e Porto Velho.
30 – 1940 – Os clubes de Porto Velho terão bailes amanhã. No mais badalado, o Internacional, o traje será “passeio completo” (homens) e “elegante” (damas).
30 – 1951 – O Banco de Crédito da Amazônia garantindo que o governo federal terá em 1952 cerca de 200 bi de cruzeiros para estimular a produção da borracha.
BRASIL
1898 – Nasce Luís da Câmara Cascudo, escritor e folclorista brasileiro (m. 1986). 1998 – Criação do “Vale do Aço” (MG).
2019 — Reabertura da Ponte Hercílio Luz na cidade de Florianópolis após 28 anos de reforma.
MUNDO
1937 — Nasce Gordon Banks, goleiro inglês, imortalizado por fazer a “defesa do Século XX”, a cabeçada de Pelé no jogo Brasil 1×0 Inglaterra na Copa de 1970 (m. 2019). 2000 — Sonda Cassini-Huygens faz a maior aproximação ao planeta Júpiter.
FOTO DO DIAEsquina das Avenidas Rogério Weber (então Norte-Sul) com Sete de Setembro. Porto Velho se moderniza e entra na era eletrônica, com a instalação do que citado como primeiro semáforo na cidade, fim da década de 1960. Enquanto um militar – pelo traje, do 5º BEC – atravessa o cruzamento pelo meio da rua e ao fundo, enquanto um caminhão vem de lá para cá, outro pedestre, paisano, caminha. À esquerda, além dos dois caminhões estacionados na lateral, talvez de frete, esperando clientes, o prédio do fórum Ruy Barbosa, então sede do Poder Judiciário do Território. À direita, enquanto um técnico no alto da escada dá retoques para funcionar o equipamento um grupo de homens discute, certamente sobre a necessidade, então, de um semáforo. Para lembrar: no prédio da esquina funcionou depois a Pizzaria Roda Viva (F. Saudosimo Portovelhense).