O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA


Lúcio Albuquerque, repórter, autor de “A Mulher em Rondônia”, “Da Caixa Francesa à Internet”, “A Sexta Página de um Repórter”, Whatsapp 69 99910 8325.

SÁBADO, 31 de DEZEMBRO
COMEMORA-SE: Véspera de Ano Novo. Católicos lembram São Silvestre.

RONDÔNIA

1985 – O goiano Jerônimo Santana assume amanhã a prefeitura de Porto Velho, o 41º prefeito desde a criação do município e o 1º eleito desde 1929, e 3 vezes deputado federal pelo Território.
1987 – Todos os clubes de futebol da capital se licenciaram e não disputarão o Campeonato de 1988.

BRASIL

1925 – I Corrida Internacional de São Silvestre (SP). 1964 – O presidente Castelo Branco cria o Banco Central do Brasil e o Conselho Monetário Nacional. 1997 – Morre Lourenço da Fonseca Barbosa ((n. 1904)), mestre Capiba, o maior compositor de frevo do país. 1968 – Última transmissão do Repórter Esso, o 1º noticiário do rádio brasileiro. 1978 – O presidente Ernesto Geisel envia emenda ao Congresso para acabar com o AI-5.

MUNDO

1991 – É declarada extinta a URSS. 2019 — A OMS é informada de casos de pneumonia de causa desconhecida, detectados em Wuhan; seria a pandemia de Covid 19.

FOTO DO ANO

O fato do ano é essa foto – não as pessoas que estão nela, mas o que representam. Desde o início elegi que a foto dessa coluna representasse fato histórico ligado à nossa gente, e essa foto é o fato histórico que entendo ser o mais importante do ano, mais mesmo que as eleições. Como repórter cobri, inclusive, o “Diretas-Já”; sobre Rondônia os acontecimentos que levaram à criação do Estado; a mobilização pelo impeachment de Dilma Roussef, etc. Mas esses quase 2 meses em que se mantém uma mobilização como tal, quando – até – muita gente trocou a tradicional festa cristã familiar do Natal em Família pela vigília cívica, gentes que em imensa maioria das vezes nem se conheciam, mas unidos pelo que entenderam ser o bem comum, mostra que qualquer que seja o resultado final o Brasil aprendeu muito a ter consciência nacional, do que, sinceramente, temos carência, e, também, a ter consciência de que mudanças só acontecerão se a maioria tiver um objetivo comum (F. Bandeira do Brasil feita com balões carregados por centenas de pessoas em Porto Velho).


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo