O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA


Por: Lúcio Albuquerque
Whatsapp 69 99910 8325

RONDÔNIA
1922 – A adolescente Doquinha Braga foi a vencedora do “Concurso de Predicados”, realizado pelo jornal “Cometa”, em Porto Velho.
5 – 1942 – Boletim do Conselho Federal de Comércio cita: há cerca de 100 embarcações nos leitos dos rios amazônicos, 10 delas no Rio Madeira, que banha Porto Velho (Cons. Fed. do Comércio)
Dia 5 – Em 1988 – Sandra Luiz Rodrigues Jorge, Miss Rolim de Moura, é eleita Miss Rondônia
COMEMORA-SE
Dia Nacional da Música Clássica. Dia do Filatelista Brasileiro. Dia da Integração Cooperativista.
Católicos celebram São João José da Cruz, Santo Adriano de Rovigo
BRASIL
1887 – Nasce o compositor Heitor Villa-Lobos (m. 1959). 2000 – O Papa João Paulo II beatifica 30 mártires do Rio Grande Do Norte trucidados, em 1645, por índios e holandeses.
MUNDO
1616 — O Vaticano coloca em sua lista de “livros proibidos” a obra de Nicolau Copérnico Das revoluções das esferas celestes, sobre questões de astronomia. 1940 — Stalin, ditador soviético, manda fuzilar 25 mil poloneses, no Massacre de Katyn. 1946 — O líder inglês Winston Churchill usa pela 1ª vez a frase “Cortina de Ferro”, para referir à União Soviética.
FOTO DO DIA
Para algumas pessoas, o simples fato de serem tratadas por ‘doutor’, isso lhes parece poder se situar acima dos outros profissionais. Eu, mais o Ciro Pinheiro e o Paulo Ayres éramos membros de uma comissão que fazia a checagem de documentos dos filiados ao Sindicato dos Jornalistas.
Chego ao gabinete do prefeito e encontro lá um advogado que me chama reservadamente, elogia o trabalho da imprensa etc e eu lá, olhando sem entender a razão de tanta coisa. Diz que conhece meu trabalho e fica me elogiando, aí ele dá o bote.
“Preciso de um favor seu e sei que você pode me ajudar. Quero que consiga uma carteira de jornalista para mim.”
‘Não tem problema, doutor – respondo, eu consigo isso sem qualquer dúvida e quero que o senhor apenas me faça uma gentileza em troca”.
O cara, todo animado, pergunta o que quero e respondo.
‘O senhor me dá uma carteira de advogado’.
Pra que eu disse isso. O cara subiu nas tamancas:

‘Respeite minha profissão’. Aí eu aproveitei o gancho: ‘Porra, se você não respeita a minha, como quer que eu respeite a sua?”.
Muitos anos depois o doutor advogado quando me via fechava a cara.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo