O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA


Por: Lúcio Albuquerque
Whatsapp 69 99910 8325

RONDÔNIA

1954 – O governador Ênio Pinheiro anuncia um megaprojeto de obras e serviços, num convênio entre o Território e a Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia – SPVEA.
1977 – O distrito de Cacoal recebe sua primeira agência bancária, do Bradesco.
1981 – Imensos atoleiros transformam ameaçam as vidas de quem viaja pela BR-364; vários trechos estão invadidos pelos rios e há muita malária e infestação pelos mosquitos, além da fome.
1983 – A Assembleia Estadual Constituinte aprova o Regimento Interno regulador da elaboração da primeira Constituição do Estado de Rondônia.
COMEMORA-SE
Dia da Constituição. Dia Internacional da Solidariedade da Pessoa Detenta ou Desaparecida. Dia Nacional do Oficial de Justiça Dia do Especialista de Aeronáutica.
Dia Nacional da Comunidade Árabe.
Cristãos celebram Dia da Anunciação do Senhor. Católicos celebram São Quirino, Santa Lúcia Filipini e São Dimas.

BRASIL
1824 – D. Pedro I outorga a primeira Constituição brasileira. 1865 — Inaugurada a Rua 25 de Março (SP), o maior centro comercial da América Latina.
1884 – O Ceará torna-se o primeiro Estado brasileiro a libertar seus escravos. 1941 – Criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica. 1970 — O Brasil amplia seu mar territorial de 12 para 200 milhas marítimas.

MUNDO
1957 — A Comunidade Econômica Europeia é criada com a Alemanha Ocidental, França, Itália, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo como os primeiros membros. 1965 — Nos EUA ativistas dos direitos civis dos negros liderados por Martin Luther King Jr., completam a sua marcha de 4 dias até o capitólio.

FOTO DO DIA

A foto é da “Caravana Ford”, a primeira comitiva de caminhões que veio rodando de São Paulo a Porto Velho, citada como qualquer uma das muitas e difíceis fases de tráfego na BR-29 (depois 364) nos anos da grande colonização pela estrada.
Eram muitos os grandes pontos de atoleiros e o primeiro desafio ficava na divisa de Rondônia com Mato Grosso, uma localidade chamada “Barracão Queimado”, e a viagem rumo a terra do “Leite e do Mel” tinha outros grandes desafios, como um lamaçal em Pimenta Bueno, o Muqui em Médici.
Há muito o que contar, como na subida da serra em Jaru, onde sempre o veículo deslizava de lado, obrigando passageiros, homens e mulheres, a saltar e empurrar o ônibus, até ao próximo atoleiro.
Em 1981, na serra próxima a Vilhena, centenas de pessoas estavam ilhadas, sem ter o que comer e nem água para tomar.
Hoje, quem viveu aqueles anos e ouve usuários da 364 reclamar dos atoleiros na passagem de Itapoã, o pensamento é mais ou menos assim: “Eles não sabem de nada”.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo